Veja o que a Prefeitura tem feito pelo bem-estar animal em Contagem

Notícia Principal - 09/10/2021, 15:46:14 - Repórter: - Foto: Fábio Silva/PMC

A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Saúde e  Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tem realizado, desde janeiro, uma série de ações para criar e fortalecer políticas públicas que promovem o bem-estar dos animais na cidade. Afinal, animais também têm direito.

Primeira etapa da volta da castração

A Prefeitura investiu R$ 2 milhões para a retomada da castração de cães e gatos na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses – UVZ Contagem. A expectativa é que sejam realizadas 30 castrações por dia, 600 procedimentos por mês.

Vacinação antirrábica

Contagem realiza, no próximo sábado (16/10), a campanha de vacinação antirrábica. Serão 81 pontos espalhados pela cidade. Cerca de 60 mil animais serão imunizados. Não deixe de levar seus cães e gatos. Os locais de vacinação estão disponíveis no site www.contagem.mg.gov.br .

Campanha de adoção na Zoonoses

A campanha “Não compre, adote” incentiva a adoção responsável de cães e gatos que vivem na UVZ Contagem.

Com esse ato de amor, solidariedade e responsabilidade, você garante que um animal abandonado tenha a oportunidade de sobreviver e desfrutar de uma vida feliz e saudável com alguém que o ama. Caso você não possa adotar um bichinho de estimação, é possível doar cobertores, comedouros e brinquedos para dar conforto aos animais que aguardam a adoção.

Os contagenses interessados em adotar algum animal precisam ter 18 anos ou mais, apresentar documento de identidade com foto, comprovante de endereço e assinar um termo de responsabilidade.

Implementação do Conselho do Bem-Estar dos Animais

Formação da comissão que vai implementar o Conselho Municipal do Bem-Estar dos Animais – Combea, instituído pela Lei Municipal 5.109/2020, que será formado por membros da sociedade civil e do poder público.

A participação de todos é necessária para elaborar uma política não apenas pautada nas relações afetivas que norteiam o compromisso de todos com a causa animal, mas pelo conhecimento dos colaboradores para formatar essa política pública.

Campanha de adoção no Big Shopping

A Zoonoses, em parceria com o Big Shopping, promove campanhas de adoção responsável de cães e gatos. As datas das ações são divulgadas nas redes sociais da Prefeitura.

Parceria com o Centro Médico Veterinário da UNA

A Prefeitura assinou um termo de cooperação com a Una Contagem para projetos de extensão de políticas públicas aos animais da UVZ Contagem.

Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses

Para conhecer os serviços da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses e visitar os animais, é necessário realizar um agendamento, de segunda a sexta-feira, entre 8h às 17h, pelo telefone  (31) 3351-3751/3354-4680. O endereço da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Contagem fica na avenida João César de Oliveira, 4665, bairro Eldorado.

Notícia Principal - 09/10/2021, 15:46:14 - Repórter: - Foto: Fábio Silva/PMC