Contagem realiza treinamento para a prevenção de enchentes na avenida Tereza Cristina e vila São Paulo

Defesa Social - 05/09/2021, 15:38:44 - Repórter: - Foto: Defesa Civil de Contagem

A Prefeitura de Contagem, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, realizou no sábado (4/9) o 6º Simulado do Plano de Prevenção da avenida Tereza Cristina, que contou com a participação da Defesa Civil de Contagem e da capital, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Transcon, BHTrans, Guarda Civil de Contagem, Centro Integrado de Comando e Controle Municipal  – CICCM, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, órgãos públicos municipais e representantes da sociedade civil.

Em Contagem, o evento concentrou-se na vila São Paulo e na avenida Tereza Cristina, onde ocorreu um treinamento de caráter preventivo à inundação e enchentes. O simulado  faz parte de uma série de encontros presenciais e virtuais que acontecem desde o mês de agosto, na bacia hidrográfica do Ribeirão Arrudas. Nos encontros anteriores houve a troca de conhecimento e informações da área, treinamento para a mobilização de equipes e acionamento do Plano de Prevenção da avenida Tereza Cristina.

O Ribeirão Arrudas é um curso d’água que nasce  em Contagem e segue até desaguar no rio das Velhas, em Sabará. Seu histórico de inundação afeta a avenida Tereza Cristina e vila São Paulo, principalmente no município, mas podem, também, atingir outros locais, como vilas da Paz e Sapolândia.

No exercício na manhã do sábado, foram ensaiadas as ações de emissão de avisos e alertas climatológicos, acionamento das equipes para o monitoramento visual em campo, ocupação dos pontos de bloqueio de via com posterior desbloqueio e encerramento com a desmobilização das equipes.

De acordo com a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, todas as ações de acompanhamento das condições climáticas, avisos e alertas, monitoramento do nível dos córregos e fechamentos de vias, demandam   mobilização de equipes. “Isso só é possível graças a integração entre os órgãos municipais e estaduais, tornando a cidade mais resiliente e com ações preventivas”.

Segundo o Programa Defesa Ativa de Controle de Riscos Socioambientais – DaCris, Contagem tem 127 pontos de inundação ou alagamento já identificados, entre eles  as vilas São Paulo, Samag, Sapolândia, da Paz, Marimbondo e Trincheira do Itaú.

Contagem tem discutido a atualização do Plano de Contingência – Plancon, que tem recebido a contribuição dos principais órgãos municipais no Comitê Gestor de Área de Risco – CGAR, que prevê a matriz de responsabilidade de cada um dos órgãos na resposta e ação em caso de situações emergenciais.

Orientação

A Defesa Civil de Contagem orienta as pessoas para ficarem atentas às publicações dos alertas nas redes sociais: (@defesacivlcontagem) no Instagram e Facebook. Além disso, existe o serviço gratuito de alerta por meio do SMS 40199, que funciona da seguinte forma: envie um SMS para o número 40199 e escreva na mensagem  e o CEP onde reside. O envio é gratuito. Em seguida, a pessoa que acionou o serviço receberá mensagens da Defesa Civil Estadual com alertas e previsões meteorológicas da sua região.

 

Defesa Social - 05/09/2021, 15:38:44 - Repórter: - Foto: Defesa Civil de Contagem

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação