Servidores recebem capacitação em gestão e fiscalização de contratos administrativos

Controladoria Geral - 03/12/2021, 15:00:54 - Repórter: - Foto: Equipe Auditoria-geral/PMC

Com o objetivo de melhorar os resultados da gestão pública de contratos, a Prefeitura de Contagem, por meio da Auditoria-geral do Município, realizou nos dias 30/11 e 1º/12, uma capacitação para os servidores que atuam como gestores e fiscais de contratos administrativos. Cerca de 80 servidores efetivos e comissionados da administração direta e indireta participaram da capacitação. O treinamento está previsto no Plano Anual de Auditoria Interna-Paint 2021.

Segundo o auditor-geral, Zânio de Sousa Gontijo, “a capacitação visou aumentar o conhecimento dos servidores na área, melhorando as práticas administrativas para a realização de uma boa fiscalização, o que vai colaborar para que o município evite erros, prejuízos e fraudes dentro da administração pública”, afirmou.

O curso, em formato on-line, foi ministrado pela auditora de Controle Interno e diretora de Auditoria de Conformidade, Renata Mazzoni, e pelo engenheiro e assessor de Controle Interno, Marco Aurélio Silva.

Os principais pontos abordados na capacitação foram: distinção e apresentação das funções de gestor e fiscal de contratos administrativos previstos na legislação; atribuições, vedações e impedimentos de cada uma das funções; indicação de boas práticas de controle dos contratos; análise de um caso concreto.

Na opinião do servidor Allison Vieira Souza, da Secretaria da Saúde, o tema sobre gestão de contratos para os gestores da saúde foi de extrema relevância. “Trabalhamos com recursos apertados, processos de trabalho complexos e diversificados. Conhecer as responsabilidades do gestor e fiscal de contratos, torna o planejamento mais responsável e exequível”, disse.

O fiscal de obras Matheus Martins Moreira, da Secretaria de Educação, considerou a iniciativa importante para preparar melhor o servidor. “Achei o curso direto e dinâmico. O conteúdo vai ajudar muito no desenvolvimento e na aplicação no meu dia a dia. Muitas dúvidas foram sanadas. A capacitação ajuda a minimizar os erros cometidos pela administração pública e prepara melhor os servidores para suas funções”, avaliou.

A Controladoria-geral, por meio da Auditoria-geral, realiza anualmente três capacitações para servidores das áreas administrativas, com o objetivo de aprofundar assuntos mais complexos e esclarecer dúvidas dos gestores e servidores em relação aos procedimentos, contribuindo para melhorar a gestão e a administração local.