Servidores da Prefeitura são capacitados para elaboração de termo de referência e projeto básico

Administração - 03/08/2021, 17:13:33 - Repórter:

Os servidores da Prefeitura de Contagem concluíram no último (30/7) o curso de capacitação para elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico, ministrado de forma remota, pela Fundação João Pinheiro (FJP).

A iniciativa foi promovida pela Escola de Governo do município, com o intuito de otimizar a elaboração de editais de compras públicas e aluguéis de bens e serviços. A formação teve duração de um mês, com a primeira turma de 20 alunos.

O subsecretário de Administração, Luciano Novaes, explica que o Termo de Referência é imprescindível para dar eficiência ao processo de licitação. Portanto, segundo ele, a capacitação era necessária. “Nestes sete meses notamos que conseguiríamos melhorar o desempenho dos nossos profissionais se déssemos a eles, as condições efetivas de trabalho. A capacitação é um investimento da gestão nas pessoas e que dará um retorno positivo possibilitando economia de tempo e de recurso financeiro”, afirma.

A servidora Nathalia dos Santos confirma a importância da formação para que o documento seja preenchido com documentos atualizados, levando em conta as especificidades dos bens e serviços. Segundo ela, isso não apenas acelera o processo da compra pública, como também reduz o risco de impugnação e retrabalho. “Numa licitação, todo um processo precisa ser preenchido. Quando isso não acontece, um processo inteiro precisa ser refeito ou, pior, pode ser impugnado e até mesmo não resultar na compra daquilo que era desejado. Com isso, estamos indo no caminho certo”, ressalta.

Já o servidor Emerson Ludgero ressaltou a importância do aprimoramento na administração pública. “O curso nos concedeu uma visão panorâmica sobre os Termos de Referência, demonstrando a realidade das dificuldades que a administração pública passa e possíveis soluções”, elogia. “Essa capacitação será de grande valia, pois faremos uma melhor gestão e fiscalização de contratos, com mais elaboração e eficiência, evitando possíveis erros e melhorando as compras e serviços do município”, complementa.

A servidora Nívia Carvalho dos Santos, por sua vez, acredita que o aprendizado vai garantir qualidade e eficiência nos processos. “Considero esse curso como apenas um início nas muitas novidades boas que virão para tomar as compras públicas municipais mais céleres e eficientes com esforço e trabalho de todos”, pontua.

Administração - 03/08/2021, 17:13:33 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação