Semana de prevenção a lesões por pressão é realizada no Complexo Hospitalar de Contagem

Destaque - 25/11/2021, 22:33:36 - Repórter: - Foto: Jefferson Lorentz

O Serviço de Cuidados com a Pele do Complexo Hospitalar de Contagem promove desde segunda-feira, 22/11, até esta quinta-feira, 25/11, a Semana de Prevenção de Lesão por Pressão. Com o tema “Mude a posição e evite lesão”, o evento está dentro do mês de novembro que é dedicado mundialmente à prevenção das lesões, conhecidas popularmente como escaras, que podem acometer pacientes que ficam acamados em cama ou mesmo em cadeiras por longos períodos em uma mesma posição. A programação trouxe sensibilização, workshop, palestra e documentário.

Segundo a coordenadora do Serviço no Complexo Hospitalar, Sheila Brandão, 95% das lesões são evitáveis. Ela também chama a atenção para o fato de que além de provocar dor, complicações que resultam em tratamento invasivos, as lesões também contribuem para uma sobrecarga nas unidades de saúde por aumentar o tempo de internação dos pacientes.

Dentro da semana, a segunda e a terça-feira foram dedicadas à sensibilização dos profissionais de saúde nos setores do Complexo, incluindo o Centro Materno Infantil e as Unidades de Pronto-Atendimento – UPA’s. Na quarta e quinta-feira um workshop foi montado trazendo as últimas novidades em insumos médicos-hospitalares no tratamento e prevenção de lesões.

“Como enfermeira acredito que esse cuidado da prevenção às lesões é importante para a experiência do usuário naquele ambiente de saúde. Pois, por exemplo, ninguém quer tratar um infarto e voltar para casa com uma lesão profunda na pele. O que pode gerar ainda ações judiciais contra os estabelecimentos de saúde” , ressaltou Sheila.

“É uma semana importante para que possamos ficar por dentro das atualizações sobre este problema que é evitável e quando acontece precisa receber os devidos cuidados. Pois, corre o risco de trazer complicações para o paciente como um todo. Esse cuidado com a pele deve estar no radar dos profissionais da enfermagem”, comentou a enfermeira e preceptora da Nova UPA JK, Thayanna Neres dos Santos, que participou da semana.

Segundo a enfermeira Adriana Cristina, que também trabalhou na organização da semana, passaram pelo evento em torno de 400 pessoas, entre profissionais de saúde e de usuários e familiares do Hospital Municipal. No corredor central do HMC foi montado um painel com informações importantes para a conscientização sobre as lesões.

O cuidado na prevenção das feridas é multiprofissional, envolvendo médicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, além, claro, da própria equipe de enfermagem que presta cuidados diretos aos pacientes nas 24 horas do dia. Também temos que pensar na responsabilidade inclusive da própria gestão das unidades de saúde para que não permita a falta de insumos específicos e recursos humanos, uma vez que é necessário mudar o paciente de posição”, declarou Sheila Brandão. Ela ainda destaca a importância de educar a família com relação aos cuidados com a pele daquele familiar.

A Semana que será encerrada nesta quinta-feira, 25/11, traz na programação a exibição do documentário “Muito além do Curativo” de 15 minutos, da enfermeira residente, Vanessa Rodrigues, que foi gravado com pacientes que passaram pelo Hospital Municipal. “Eu quis trazer ao conhecimento das pessoas, a percepção dos pacientes em relação ao serviço”.

A partir das 20h20, será realizado o seminário online do Serviço de Cuidados com a Pele, com a enfermeira dermatológica mestra, Marcela Monteiro Pinheiro, que vai abordar a lesão por pressão na tríade profissional, familiar e cuidador.

Destaque - 25/11/2021, 22:33:36 - Repórter: - Foto: Jefferson Lorentz