Semad realiza ações para valorização dos servidores e conscientização do Outubro Rosa

Meio Ambiente - 26/10/2021, 18:04:13 - Repórter: - Foto: Elias Ramos/PMC

Em comemoração ao Outubro Rosa e ao Dia do Servidor, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, realizou na quinta-feira (21/10), uma oficina de produção de ecobolsas, a partir da reutilização de banners. Participaram 32 servidores, divididos em duas turmas. 

A atividade faz parte das ações da Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, implementadas no prédio da secretaria e teve como objetivo a socialização e valorização dos servidores da Semad. 

Segundo a Gestora Ambiental, Renata Moraes Costa, a ideia foi conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção e combate ao câncer, principalmente, as mulheres, e sobre a necessidade da reciclagem de materiais que são comumente descartados na natureza, demorando milhares de anos para se decompor. “Muitos desses banners são utilizados uma vez só e jogados fora e é um tipo de material que demora a se decompor. Pensando nisso, procuramos parceiros que poderiam doar esse produto e assim fazer as oficinas, porque além de ajudar o meio ambiente, criamos um produto que terá uma nova utilidade”, explicou.  

Renata ressaltou que, em conjunto com o consórcio da Pampulha, a Semad tem desenvolvido diversas atividades que buscam a preservação da natureza e da Bacia Hidrográfica da Pampulha. “O consórcio é um grande parceiro e desde a assinatura  do Convênio de Cooperação Técnica, estamos trabalhando para conscientizar e mobilizar a população, para ela ver a importância da preservação dos recursos naturais”. 

A servidora de serviços gerais, Lilian Batista, afirmou que além das orientações, a oficina oferece a oportunidade de aprender uma outra atividade que pode gerar renda para quem confeccionar as bolsas. “Além de ser uma terapia, posso passar esse conhecimento para frente e ajudar outra pessoa que vai utilizá-lo como fonte de renda, além de ajudar o meio ambiente que precisa tanto. Só temos a ganhar com esse tipo de atividade”, relatou. 

Doação de Mudas 

Durante essa semana, a Semad está realizando a doação de 2 mil mudas para os servidores da Prefeitura de Contagem e para a população em comemoração ao Dia do Servidor, celebrado na quinta-feira (28/10).  Estão sendo doadas mudas nativas, de pequeno, médio e grande porte, das espécies de ipês, oitis, resedá mirim, aroeira salsa, dentre outras.

Segundo a superintendente de Políticas Ambientais de Contagem, Sirlene Almeida, o único critério estipulado pela secretaria é que o local que for ser realizado o plantio , tenha uma área maior que 400m². “Quem plantar deve cuidar da muda para ela poder crescer, e contribuir com a melhoria da qualidade do ar que respiramos”, afirmou. 

As mudas deverão ser retiradas no viveiro da Secretaria de Meio Ambiente, localizado na rua Haeckel Ben Hur Salvador, 600, bairro Cinco, no período 25 a 28/10, das 9h às 11h e das 13h às 16h. 

 

Oficina de produção de sacolas de compras na Semana do Servidor - SEMAD - 21/10/2021

Meio Ambiente - 26/10/2021, 18:04:13 - Repórter: - Foto: Elias Ramos/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação