Secretaria de Cultura disponibiliza acervo sobre história de Contagem

Cultura - 13/10/2021, 16:22:06 - Repórter: - Foto: Acervo PMC

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, disponibilizou para o público em geral, por tempo indeterminado, um material descritivo e visual sobre a história da cidade. O conteúdo disponibilizado faz parte da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2021, da qual o município de Contagem participa.

A edição deste ano da jornada tem como tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, e foi realizada em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, aos 50 anos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural.

O acervo também serviu de inspiração para os proponentes do Edital “Movimenta Arte Urbana –  Avenida Teleférico”, cujas inscrições foram encerradas no dia 15/9. A proposta visa premiar até 12 propostas para intervenção artística (grafite e/ou muralismo) nos postes do teleférico da extinta Fábrica de Cimentos Portland Itaú, localizado no bairro Água Branca. O valor destinado a cada artista será de R$7,5 mil e a arte precisa se relacionar com a história de Contagem. 

“Inicialmente, disponibilizamos o material com toda a documentação que estava no portal Prosas para que servisse de inspiração àqueles que desejavam concorrer ao edital. Encerradas as inscrições, como admiradores da história de Contagem, gostaríamos de ofertar esse material para todos, incluindo estudantes e moradores da cidade. É algo que serve para aumentar o conhecimento e aguça a curiosidade das pessoas”, contou o assessor da Secretaria de Cultura, Lúcio Honorato.

Nesta edição, a jornada propõe ações educativas e de difusão do patrimônio cultural que promovam reflexões sobre a trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural, novos patrimônios e novas tecnologias e lugares de memória.

A Jornada

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece desde 2009, e teve sua inspiração inicial na experiência da Journées du Patrimoine, criada na França em 1984. 

No Brasil, mais de 1.500 proponentes promoveram, nas últimas edições, cerca de 3.500 ações abordando diferentes temas sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 600 municípios, a iniciativa foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural. O prêmio é um reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, que valoriza as ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural do país.

Clique aqui e confira o material didático disponibilizado pela Secretaria de Cultura.

 

 

Cultura - 13/10/2021, 16:22:06 - Repórter: - Foto: Acervo PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação