Saúde promove capacitação em Reabilitação Pulmonar pós-Covid-19 e de portadores de Doenças Respiratórias Crônicas

Saúde - 18/11/2020, 14:38:27

Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, surgiu a necessidade de garantir a continuidade dos cuidados aos pacientes que tiveram algum comprometimento respiratório após a Covid-19, além de aprimorar a abordagem aos pacientes que já apresentam doenças respiratórias e são acompanhados nos diversos pontos da rede de assistência em Contagem.
Entre os dias 26 e 29 de outubro, a Prefeitura de Contagem, por meio Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Capacitação em Reabilitação Pulmonar para médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e psicólogos.

Para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, profissionais que, na prática, orientam os exercícios e cuidados específicos da Reabilitação Pulmonar, aconteceu um módulo especial voltado para esse manejo. Todo o treinamento foi promovido de forma on-line, respeitando a necessidade atual de distanciamento social.

A Reabilitação Pulmonar é um trabalho multiprofissional que melhora o cansaço, a falta de ar, a força e a resistência dos músculos do corpo. Além disso, promove condicionamento físico, melhora o bombeamento cardíaco, a independência nas atividades do dia-a-dia e qualidade de vida. Os profissionais foram orientados a identificar e dar os devidos encaminhamentos aos pacientes que necessitam de Reabilitação Pulmonar. Para saber mais, o interessado deve procurar uma Unidade de Saúde.

Repórter: Lucas Santos

Foto: Adelcio RamosBarbosa