Saúde Mental discute ações para integrar serviços à Atenção Básica e melhorar a assistência aos pacientes

Notícias - 27/09/2021, 16:05:35 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Profissionais enfermeiros e médicos de Saúde da Família, farmacêuticos, membros das equipes do Núcleo  Ampliado de Saúde da Família – Nasf e gerentes das Unidades Básicas de Saúde do Distrito Industrial participaram do Projeto “Saúde Mental em Foco”, promovido pelas referência técnicas de Saúde Mental e Nasf da regional, com apoio da Diretoria de Saúde Mental de Contagem, na sexta-feira (24/9).  

O Projeto “Saúde Mental em Foco” é uma ação voltada para a educação continuada e a primeira edição foi realizada no Sest / Senat do Riacho, reunindo 70 profissionais, divididos em duas turmas de 35 pessoas. A organização levou em consideração, inclusive, que a divisão não deixaria prejudicado o atendimento nas 20 Unidades Básicas de Saúde do Distrito Industrial que têm servidores participando da capacitação. Todo o conteúdo foi construído e conduzido pelos profissionais da equipe de Saúde Mental  – psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras.

A coordenadora da Diretoria de Saúde Mental de Contagem, Bárbara Ferreira, destaca a importância da educação continuada para  integrar a Saúde Mental à Atenção Básica, por ser ela a porta de entrada da Rede SUS. “Essa ação vem contribuir para maior formação e sensibilização dos profissionais da atenção básica visando o cuidado integral dos usuários em sofrimento mental. Qualificar a assistência dos usuários na atenção básica é um ponto fundamental para avanços na consolidação da política de Saúde Mental”. 

A ação de educação continuada favorece o atendimento aos usuários de maneira mais qualificada. A diretora do Distrito Industrial, Eliana Cardoso, também falou sobre o projeto. “Estamos iniciando hoje depois de uma articulação entre a Diretoria da Saúde Mental, RT e distrito. Julgo como sendo algo importante porque essa questão da saúde mental cresceu muito com a pandemia e muitos usuários se deslocam às unidades básicas em busca de acolhimento”. 

Para a Referência Técnica do Nasf do Distrito Industrial, Angélika Caldeira Oliveira Carvalho, é preciso mostrar aos servidores da Atenção Básica que o usuário da saúde mental é um paciente que tem outras demandas e que deve ser visto em sua totalidade. “Estamos aqui para quebrar esse paradigma do atendimento da patologia, temos que ver o ser humano como um todo. As pessoas tendem a colocar o problema, temos que ver a pessoa”. O projeto também prevê que os profissionais de saúde se desloquem até as suas unidades de origem e multipliquem o que foi compartilhado durante a capacitação com os demais colegas de setor, promovendo uma formação in loco. 

“Neste primeiro momento estamos fazendo essa capacitação com os profissionais de saúde. Vamos reproduzir tudo que fizemos hoje também com as equipes de apoio como o pessoal que trabalha na recepção, no administrativo das UBS”, explicou a referência técnica da Saúde Mental,  Raquel Assunção. A data ainda será definida. 

Os participantes também responderam a um questionário on-line no qual podiam sugerir temas ligados à Saúde Mental para serem trabalhados em encontros futuros. 

O médico generalista, Thiago Martins, que trabalha na Unidade Básica de Saúde do Jardim Industrial, foi um dos participantes da capacitação. “Ações como essas são necessárias, pois aquele paciente que tem saúde mental tem outras demandas e é preciso estarmos atentos”. 

O microempresário Publio Cunha Barbosa, que utiliza os serviços do Centro de Convivência da Rede de Atenção Psicossocial de Contagem e se apresentou com outros usuários do sistema em uma intervenção artística realizada durante a programação do encontro, lembrou que  “como usuário dos serviços de Saúde Mental, é muito bom ver essa busca de integração, porque melhora o atendimento para nós pacientes”. 

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Palestra e apresentação do Núcleo de Saúde Mental - 24/09/2021

Notícias - 27/09/2021, 16:05:35 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação