Saúde capacita profissionais para Grupo de Terapia contra o Tabagismo

Saúde - 04/11/2020, 11:27:52

Na última quinta-feira (29/11), foi encerrada a I Capacitação Online para manejo dos casos de Tabagismo na Atenção Primária à Saúde. A capacitação foi voltada para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A capacitação foi realizada online devido a pandemia de Covid-19.

O objetivo é preparar os profissionais das UBSs para o combate e tratamento do tabagismo. Até 2015, essa ação era realizada no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz. A partir de então, com o intuito de descentralização, as UBSs passaram a ofertar o serviço.

Por meio de Grupos de Tabagismos, são ofertadas nas UBSs Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC). São realizados encontros (semanais, quinzenais e ao final mensais). A terapia é realizada de forma coletiva para que ocorra troca de experiências e um indivíduo apoie o outro.

Além da terapia, em alguns casos o fumante recebe um apoio medicamentoso. Em média, 85% das pessoas que frequentam os Grupos de Terapia param de fumar.

Quem estiver interessado m participar do Grupo do Tabagismo deverá procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa. A terapia dura seis meses.

Repórter: Lucas Santos

Foto: Adelcio Barbosa