Samu Contagem participa de treinamento com o Corpo de Bombeiros em simulado para socorrer vítimas de soterramento

Destaque - 01/12/2021, 22:01:38 - Repórter:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Contagem participa nesta quinta-feira, 2/12, de treinamento simulado de resgate de vítimas em estruturas colapsadas, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, pelotão CeasaMinas.

O simulado contará com a participação das equipes das ambulâncias Samu USA 8 E USB 5 e será realizado na avenida Wilson Tavares Ribeiro, 1450, bairro Chácaras Reunidas Santa Terezinha – Contagem, às 19h.

Segundo a diretora do Samu Contagem, Luciana Márcia Felisberto, o treinamento será realístico, reproduzindo as condições encontradas quando há ocorrências de desabamentos de casas e prédios, com vítimas soterradas em razão da movimentação de terra provocada pelo volume de água, com o agravante da baixa luminosidade. Participarão do simulado pelo Samu seis profissionais, entre eles o médico socorrista, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor de ambulância, além dos bombeiros militares.

Este simulado será o primeiro o retorno do Samu Contagem aos treinamentos realísticos após um ano e oito meses suspensos devido às restrições causadas pela pandemia do Covid-19.

Segundo Felisberto, soterramentos como este que será simulado são ocorrências muito comuns nesta época do ano com a chegada do período de chuvas. “É um treinamento muito importante, pois prepara as equipes para momentos de riscos também para os próprios funcionários. Além de, é claro, atualizar para que as vítimas sejam socorridas com vida e de forma segura”, explica a diretora.

 

Destaque - 01/12/2021, 22:01:38 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação