Ritual de hasteamento celebra o Dia da Bandeira em Contagem

Defesa Social - 19/11/2021, 16:23:28 - Repórter: - Foto: Elias Ramos/PMC

Hoje, 19 de novembro, data em que se comemora o Dia da Bandeira do Brasil, guardas civis realizaram o ritual de hasteamento da bandeira nacional e, também, das bandeiras de Minas Gerais e de Contagem na entrada da sede da Prefeitura de Contagem. A cerimônia teve como objetivo resgatar a tradição e o respeito ao símbolo nacional que representa o patriotismo e o valor cívico.  

Além de manter viva a tradição de uma nação, o hasteamento da bandeira nacional é obrigatório no país, nos dias de festas ou de luto nacional em todas as repartições públicas. O ritual de hasteamento foi acompanhado pela Banda da Guarda Civil, que entoou os hinos da Bandeira e Nacional.    

Dia da Bandeira do Brasil 

A data foi instituída para marcar o fim do Império e o início da República no país. É por isso que a data é comemorada quatro dias após a Proclamação da República, ocorrida no dia 15 de novembro de 1889. A bandeira representa nosso atual sistema político, a República, adotada em 1889, em substituição à monarquia. Prova disso é que as estrelas da bandeira representam a divisão do país nos 26 estados, mais o Distrito Federal. 

 

Hasteamento das bandeiras - 19/11/2021

Defesa Social - 19/11/2021, 16:23:28 - Repórter: - Foto: Elias Ramos/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação