Retorno das atividades físicas movimentam Semana de Valorização da Pessoa Idosa

Direitos Humanos e Cidadania - 29/09/2021, 17:35:24 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Após meses sem atividade física, devido a pandemia do novo coronavírus, os idosos que participam das ações ofertadas pela Prefeitura ficaram felizes com a retomada nesta semana. Ao todo são mais  de três mil idosos beneficiados em várias ações da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa – SPPPI. Com a diminuição dos casos da Covid-19 no município e a aplicação das duas doses, os idosos voltaram nesta segunda-feira (27/9)  e  nesta quarta-feira (29/9), com força total. A volta das atividades foi permitida após a publicação da portaria nº 13 da SMDHC, em 9 de setembro.

O educador físico, Luiz Otávio, comandou as aulas para os idosos. “Retornar às atividades presenciais é um sonho tornado realidade. Não tem preço ver o olhar de cada idoso / idosa com a felicidade de voltar a prática de atividades físicas. Não consigo verbalizar tamanha alegria em estar em contato com meus meninos e meninas de mais de 60 anos. Poder proporcionar melhor qualidade de vida para cada um é gratificante, pois a prática da atividade física diminui o risco de depressão, doenças do coração, entre outras, além de desenvolver flexibilidade, equilíbrio e força muscular”.

Na segunda-feira (27/9), dezenas de idosos participaram de uma aula de alongamento, dança e dinâmica no EBV Mário Covas. Uma das idosas presentes era Nilza Ferrari, de 67 anos. “Tem 13 anos que faço as atividades e conheci muitas pessoas ao longo desse tempo. Voltar com as atividades foi ótimo, pois eu quase não fazia em casa, mesmo com os vídeos que recebíamos da superintendência. Aqui temos mais motivação”, afirmou.

Já na quarta-feira (28/9), foi o Parque Ecológico, do Eldorado, que recebeu o aulão de ginástica. Gilmara Penido, 44 anos, também aproveitou o embalo para participar das aulas. “Todos os eventos que tinha da Prefeitura, eu participava como o Festival das Abóboras, Corrida da João César. Ou seja, além da ginástica, também participo de outros eventos”, disse.

Cadastramento

Os idosos que desejam iniciar as atividades físicas e as oficinas de artesanato nos grupos de convivência e espaços Bem Viver podem fazer o cadastramento e o recadastramento para  participar das ações da Prefeitura de Contagem.

Os interessados devem entrar em contato com a Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa ou com os espaços de convivência Mário Covas e Luiz Palhares pelos telefones:

• Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa – 3911-4937;
  • EBV Mário Covas -3352.5749;
  • EBV Luiz Palhares – 3356.7580.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Retorno das atividades na Superintendência do Idoso - 27/09/2021