Reativação de sala cirúrgica agiliza atendimentos de urgência no Hospital Municipal

Notícias - 28/09/2021, 13:56:47 - Repórter:

A Prefeitura de Contagem comemora a abertura de mais uma sala para cirurgias no Hospital Municipal de Contagem – HMC. Com a reativação dessa sala, a atual gestão espera reduzir ainda mais a espera por cirurgias eletivas, além de mais agilidade nos atendimentos de urgência.

O processo de ampliação das salas de cirurgia no Hospital Municipal de Contagem passou por reestruturação de aparelhos, compra e manutenção de equipamentos, além de reabastecimento de insumos básicos. Tudo isso só foi possível com a intervenção no Complexo Hospitalar, decretada pela Prefeitura de Contagem em junho deste ano.

A sala cirúrgica, reativada em 16 de setembro, está equipada para atender a cirurgias que demandem anestesia geral. O local dispõe de mesa cirúrgica elétrica, com movimentos acionados eletricamente por comando em painel e por controle remoto. Segundo o engenheiro biomédico Milton Aparecido de Carvalho, esse equipamento é relevante por se tratar de uma sala para atendimento de qualquer procedimento cirúrgico. “Esse tipo de mesa permite que o paciente seja operado em várias posições, facilitando o acesso aos órgãos e melhor manuseio pelos cirurgiões”.

Além desses equipamentos, a sala dispõe ainda de bisturi elétrico de alta potência, que permite realizar cirurgias de baixa até alta complexidade, aplicando a potência adequada para quaisquer tipos de tecido e densidade; foco cirúrgico de teto, com foco com comprimento de ondas de luz diferentes (cores verdes), que destacam os tecidos que não podem ser vistos com comprimentos de onda comum; monitor multiparâmetro, para monitoramento dos sinais vitais do paciente; arco cirúrgico, para cirurgias que necessitem de visualização dos órgãos em tempo real, além de aplicar menores níveis de radiação ao paciente.

E, ainda, equipamento de anestesia, com módulo de análise de gases anestésicos para maior segurança para o paciente em relação ao nível de sedação. “Além do vaporizador calibrado que aplica a dosagem de agentes anestésicos na medida apropriada para o paciente, este módulo é um recurso avançado que registra e monitora o nível ou percentual de sedação, que observado pelos anestesistas, o auxilia, evitando que o paciente acorde durante o procedimento ou receba doses baixa ou excessivamente altas”, explica Milton Carvalho.

Avanços – Desde a intervenção, que ocorreu há três meses, a Prefeitura já conseguiu muitos avanços, entre eles, a quitação da dívida referente aos meses de abril e maio / 2021 para com os prestadores de serviços médicos, a renegociação da dívida com os principais fornecedores que estava acumulada na data da intervenção, em R$ 36 milhões, o que garantiu a volta do abastecimento regular de medicamentos e materiais para o HMC, Maternidade e as cinco UPAs; o restabelecimento dos contratos de manutenção de equipamentos estratégicos para a assistência, além de reformas emergenciais em instalações internas que se encontravam bastante degradadas.

 

 

 

 

Notícias - 28/09/2021, 13:56:47 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação