Procon Contagem faz alerta para evitar golpes durante a Black Friday: veja as dicas

Direitos Humanos e Cidadania - 25/11/2021, 13:06:12 - Repórter:

Nesse período do ano muitos consumidores vão às compras, acreditando que estão garantindo grandes descontos, afinal é um período onde todos são bombardeados com anúncios publicitários chamativos. Mas o consumidor deve ficar alerta e ser cada vez mais crítico em relação a esses descontos.

Quem alerta é a superintendente do Procon, Silvania Silva dos Santos, destacando que os principais problemas enfrentados são produtos não entregues devido à compra em sites falsos, término do estoque e produto entregue de forma distinta da adquirida.

A seguir, confira as dicas que o Procon Contagem preparou para ajudar o consumidor em em suas compras de Black Friday:

• Prefira realizar compras em sites confiáveis, evitando, assim, a compra em falsos sites, ou seja, cair em golpes;
  • Evite pagamento em pix e boletos, dando prioridade a pagamento por meio de cartão de crédito ou débito, sendo mais fácil o reembolso;
  • Pesquise se o preço realmente sofreu desconto ou apenas encontra-se maquiado;
  • Certifique-se de que o vendedor existe e qual o nível de reclamação dos consumidores;
  • Ofertas exageradas devem ser analisadas;
  • O prazo de arrependimento é realizado em lojas online no prazo de sete dias da chegada do produto, já se tratando de loja física, antes de adquirir o produto verifique se a mesma possui política de troca;
  • Não realize compras por impulso, adquira o produto de forma consciente e faça o seu planejamento. Preferencialmente, compre produtos à vista, evitando o pagamento de juros nos financiamentos, sempre compare valor do produto adquirido à vista e à prazo;
  • Na dúvida, não compre, entre em contato com Procon Contagem e esclareça-a.

Plantão Black Friday

A superintendente do Procon, Silvania Silva dos Santos, informou que o Procon Contagem, estará de Plantão no dia 26 de novembro, sexta-feira, das 7h às 19h, para garantir que o consumidor sane todas suas dúvidas e compre de forma consciente ou realize reclamações, nos números 151 ou 3392-7328, ou pelo e-mail procon@contagem.mg.gov.br.

*Com colaboração de Isabela Melo

Direitos Humanos e Cidadania - 25/11/2021, 13:06:12 - Repórter: