Procon Contagem alerta para fraudes bancárias contra idosos e idosas

Destaque - 15/10/2021, 16:30:00 - Repórter:

A cidade tem registrado um alto número de reclamações vindas de aposentados, pensionistas e servidores públicos que, mesmo sem ter solicitado empréstimo consignado, recebem valores creditados em sua conta corrente, em valores que variam de R$ 1.500 a R$ 15.000. As informações são do Procon Contagem, órgão da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Além disso, o órgão registrou casos de idosos que recebem ligações telefônicas de bancos informando um valor disponível para uso na conta bancária. Porém, não é informado ao consumidor que se trata de um empréstimo consignado e também não são explicadas as condições de uso da quantia, como taxas de juros, quantidade de parcelas, curso efetivo total, entre outras informações.
Em alguns casos, o cidadão só percebe o empréstimo realizado quando retira o extrato do INSS e se depara com inúmeras parcelas a serem pagas. Já em outros casos, o idoso recebe ligações a respeito do empréstimo.

O QUE FAZER
Para resolução do problema, o Procon Contagem orienta aos consumidores a:
– Entrar em contato com a instituição bancária solicitando o cancelamento do empréstimo;
– Pedir bloqueio do empréstimo junto ao INSS;
– Recorrer ao Procon para sanar possíveis dúvidas;
– Apenas devolver o dinheiro via boleto, verificando se é destinado, de fato, ao banco;
– Não passar informações pessoais, como CPF, através do telefone;
– Ficar atento ao extrato bancário.
Caso o problema não seja solucionado através das opções citadas, há a possibilidade de se entrar com uma ação judicial requerendo o cancelamento do empréstimo.

ORIENTAÇÕES DO PROCON PARA NÃO SER VÍTIMA DE FRAUDES
A superintendente do Procon Contagem, Silvana Silva dos Santos, alerta para os cuidados que os consumidores devem ter:
– o INSS não realiza ligações para aposentados e pensionistas, por isso, não passe seus dados, caso receba ligação.
– 135 é o único número telefônico oficial do INSS;
– Não assine documentos em branco ou se tiver dúvidas do que se trata;
– Evite empréstimos no nome de terceiros;
– Solicite o bloqueio para empréstimo consignado, junto ao aplicativo “Meu INSS” que pode ser instalado em celulares e computadores.

Colaboração Isabela Melo

Destaque - 15/10/2021, 16:30:00 - Repórter: