Prefeitura se reúne com representantes do camelódromo e assegura permanência no projeto do Boulevard Portugal

Desenvolvimento Urbano - 02/12/2021, 15:39:06 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende/PMC

O projeto do Boulevard Portugal, equipamento que potencializará o turismo e o comércio em Contagem, e será um novo e relevante ponto de convívio para a população, voltou a ser abordado, em reunião ocorrida na noite desta quarta-feira, (1/12), no Estrutural Centro de Convenções, no Eldorado. O encontro fortaleceu o diálogo entre a Prefeitura e os feirantes do camelódromo e tranquilizou os lojistas no que diz respeito ao futuro do centro comercial.

O principal tema em discussão foi a forma de ocupação do novo espaço pelos comerciantes. A gestão municipal atendeu aos anseios dos feirantes e incluiu o camelódromo no projeto, contemplando a construção de boxes que vão alocar todos os empreendedores que trabalham no centro comercial, localizado na rua Portugal e avenida José Faria da Rocha.

Participaram da reunião a prefeita Marília Campos; o vice-prefeito, Ricardo Faria; o secretário de Governo Pedro Amaral; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Janaína Martins; o presidente da Câmara Municipal, Alex Chiodi; a vereadora e líder do governo na Câmara, Moara Sabóia; o administrador da Regional Eldorado, Gil Martins; e os lojistas do camelódromo.

Marília Campos assegurou aos feirantes que todos serão contemplados no projeto do Boulevard Portugal, que, inclusive, tem os valores do financiamento para a obra já garantidos, o que traz tranquilidade aos empreendedores. “Já fomos autorizados pela Corporação Andina de Fomento – CAF, a aumentar o empréstimo para fazer a construção dos boxes de alvenaria dentro do financiamento que a Prefeitura contratou. Não haverá expulsão de nenhum lojista, todos serão incluídos, quero tranquilizar a todos”, disse.

O poder Público tem consciência da importância que o camelódromo tem para muitas famílias, constituídas a partir do trabalho realizado no local durante anos. Por isso mesmo, o secretário de governo, Pedro Amaral, frisou o comprometimento da gestão municipal em defender os interesses dos comerciantes. “Temos o compromisso mútuo de garantir a preferência de ocupação daquele espaço às pessoas que trabalham ali e construíram sua história no camelódromo. Temos segurança em reunir com a categoria porque a partir desta reunião, em um espaço curto de tempo, vamos resolver esse problema que já vem se estendendo há dois anos”, afirmou.

A partir da assembleia ocorrida nesta quarta-feira, foi formada uma comissão de representantes dos lojistas do camelódromo, que servirá para discutir o modelo de ocupação no novo espaço que está sendo construído e elaborar o edital de licitação que embasará a alocação dos feirantes. Esta comissão foi composta pelos associados Ilza Maciel, Talita Fonseca, Magda Araújo, Salomão Elias, Alexandre Magno, Wesley Figueiredo e Adriano José de Oliveira. Por parte da Prefeitura, farão parte da equipe de trabalho o secretário de Governo, Pedro Amaral; o administrador Regional, Gil Martins; e a secretária de Desenvolvimento Urbano, Janaína Martins; além da Procuradoria-Geral do Município.

“Vamos debater como será essa ocupação do espaço público, por meio de um edital de licitação, com os lojistas apresentando suas contribuições. Assim, acreditamos que vamos garantir o direito de quem realmente trabalha no camelódromo e tira de lá o sustento de sua família”, pontuou Gil Martins.

Legalização dos feirantes

A prefeita Marília Campos esclareceu que existe uma preocupação do Poder Público, neste processo, que vai além da alocação dos comerciantes no novo espaço. Trata-se da legalização permanente do camelódromo, o que acabará com a instabilidade que os empreendedores enfrentam, correndo risco de serem retirados do local.

“Temos que ver o cumprimento da legislação, pois queremos incluir os feirantes no projeto, mas também queremos legalizá-los dentro desse espaço para que eles não tenham insegurança jurídica diante de governos posteriores. Hoje, o camelódromo vive uma instabilidade, porque, o processo de ocupação daquele espaço no passado não foi feito de acordo com a legislação. Queremos garantir segurança jurídica ao processo”, explicou.

A líder do governo na Câmara, vereadora Moara Sabóia, reforçou o propósito da gestão municipal, destacando a importância que o camelódromo tem para a cidade como ponto de impulsionamento da economia local e também como referência turística. A retomada da atividade profissional é uma pauta urgente, após longo período de baixa, causado pela pandemia.

“A grande tradição de Contagem é o comércio e o serviço, e nós valorizamos isso, sabemos que o camelódromo se dedica a isso. Depois de quase dois anos de pandemia, o que mais queremos é manter o emprego, a renda e a dignidade de quem constrói a cidade. Este governo tem um extremo compromisso com isso e nossa expectativa é boa”, frisou.

A obra

A obra do Boulevard Portugal encontra-se em andamento, tendo, recentemente, sido ajustado o alinhamento do meio-fio da praça da Festa de forma a se evitar supressão das árvores existentes. As demais atividades continuam em andamento.

Após a revitalização concluída, a região estará readaptada e transformada em um ponto turístico de uso e ocupação dos moradores e moradoras da cidade e também de visitantes. Haverá mudanças no trânsito local, melhorando a circulação de veículos. O novo Boulevard contará com três praças: Cívica, de Festas e da Paz. Além disso, terá área de eventos, mirante, espelho d’água, coreto, anfiteatro, esculturas e monumentos, playground, academia da cidade, área de convivência, paisagismo, ciclovia e espaço para o comércio.

O projeto contempla equipamentos que garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência, como rebaixamento de calçada junto às faixas de travessia de pedestres, piso tátil, entre outros.

O valor investido até aqui foi de R$ 600 mil reais, com 12% de avanço físico de obra.

 

 

Reunião com representantes do Camelódromo do Eldorado - 01/12/2021

Desenvolvimento Urbano - 02/12/2021, 15:39:06 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação