Prefeitura realiza reunião com servidores da UPA Sede para falar sobre a transição para o SSA 

Notícias - 21/10/2021, 21:13:50 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

No próximo dia 7 de novembro entra em funcionamento o Serviço Social Autônomo – SSA que vai gerenciar a Rede de Urgência e Emergência de Contagem, que inclui as cinco UPAs e o Complexo Hospitalar da cidade. Nesta quarta-feira (21/10), a prefeita Marília Campos, acompanhada do secretário de saúde, Fabrício Simões, reuniu-se com trabalhadores da UPA Sede para falar sobre como será a transição dos funcionários contratados pelo antigo gestor das unidades de urgência e emergência, Instituto de Gestão Humanizada – IGH, para o SSA.  Essa é a segunda reunião realizada pela prefeita de Contagem e a equipe interventora com os trabalhadores. Na terça-feira ( 20/10), eles se reuniram com servidores do Complexo Hospitalar. 

Durante a fala, a prefeita tranquilizou todos os funcionários contratados, lembrando que todos terão seus direitos respeitados com os devidos pagamentos previstos em lei, sendo, inclusive, convidados a permanecer em seus postos de trabalho. “Todos os acertos serão feitos e os trabalhadores do IGH que quiserem permanecer serão muito bem-vindos”, falou a prefeita. Marília Campos ainda destacou aos servidores efetivos que a gestão está trabalhando para que não exista conflito entre os trabalhadores concursados e os contratados que desempenham a mesma função, como acontecia anteriormente, em que havia diferenças como, por exemplo, no pagamento de benefícios. Também foi destacado pela gestão que não haverá nenhum rompimento no dia 7 de novembro, quando o SSA assume o gerenciamento das unidades. “Todos devem continuar trabalhando normalmente, prestando um serviço de qualidade”, destacou a prefeita.

“O SSA é uma criação da Prefeitura com CNPJ próprio, em que o Executivo faz parte da gestão, com 50% de representação no Conselho de Administração. Com esse modelo, o Executivo terá mais autonomia na gestão do serviço. Não é um contrato em que você entrega o serviço para ser administrado, como era com o IGH. No SSA, a Prefeitura participa do desenvolvimento e da execução deste serviço”, explicou o secretário de Saúde,  Fabrício Simões, fazendo  um paralelo com modelo antigo, o IGH,  que terá seu contrato finalizado, após sofrer intervenção da Prefeitura de Contagem diante do atraso de pagamento, falta de insumos e problemas na limpeza das unidades. 

No início de outubro, a Câmara Municipal de Contagem aprovou, por unanimidade, a proposta enviada pelo Executivo que cria o SSA. O modelo de SSA, que será implantado na cidade, é o mesmo utilizado pelo Hospital Metropolitano Célio de Castro –  Hospital do Barreiro, e a Associação das Pioneiras Sociais, responsáveis pela  Rede Sarah Kubitschek, ambos em Belo Horizonte.  

O SSA será gerido pelo Conselho de Administração que será composto por seis membros, sendo três do governo, representados pelos secretários de Saúde e da Fazenda, além do titular da Procuradoria-Geral do Município. As outras três vagas serão ocupadas por um representante do Conselho Municipal de Saúde, um representante dos trabalhadores e um representante da sociedade civil. 

Para melhor interlocução da Secretaria de Saúde com a nova empresa, está sendo criada uma comissão de trabalhadores que será formada com um representante de cada unidade que será gerida pelo SSA.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

 

Reunião com Funcionários da UPA Sede - 21/10/2021

Notícias - 21/10/2021, 21:13:50 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação