Prefeitura promove ocupação de espaços públicos fomentando cultura, lazer e esporte

Cultura - 30/11/2021, 17:45:51 - Repórter:

No próximo domingo, 5/12, das 13h às 19h, o CSU Eldorado recebe o evento “Ocupa aí Juventudes: a voz da rua”, que contempla batalhas de conhecimento, cantadas em rap, e desafio de skate, conhecido como Best Trick. O projeto, que visa promover e impulsionar a ocupação dos espaços públicos da cidade com atividades de cultura, lazer e esportes, é uma parceria da Regional Eldorado, com as secretarias de Direitos Humanos, Esporte e Cultura, com participação da Diretoria de Juventude.

A ação cultural conta com o patrocínio de Gabriel Andrade Tatto, Lu Body Piercer, Bar do Sabão, P.i.e.r.r.o e Nollie Skateshop.

Na opinião do assessor da Secretaria de Cultura, Milton Leão, é mais uma oportunidade dos jovens estarem juntos e promoverem a cultura local. “Contagem é uma cidade de muita cultura e o rap e o skate não ficam de fora. Será uma nova chance de mostrarem o talento que possuem e também de participarem de mais uma atividade cultural. Haverá premiações tanto na batalha de conhecimento (rap), quanto no skate, proporcionadas pelos parceiros envolvidos”, destaca. 

Durante o evento também ocorrerão participações musicais. Adailton Procópio de Almeida, assessor na Regional Eldorado, celebra, também, essa participação: “São voluntários que vão engrandecer, ainda mais, essa ação no CSU Eldorado. São talentos que temos e que também abrimos espaço para que demonstrem isso publicamente. Há pessoas do Riacho, do Eldorado e de Belo Horizonte”.

A juventude em Contagem

Segundo um levantamento da Diretoria de Juventudes,  feito por meio do formulário, chamado “Fala aí, Juventudes” e escutas locais da população jovem do território, os jovens representam parcela expressiva da população contagense, com cerca de 170 mil pessoas. De acordo com a mesma pesquisa, uma das maiores demandas desse público são intervenções e ofertas de cultura, lazer e esporte no município.

“Desse modo, pensando na transversalidade e intersetorialidade da temática e com o objetivo de promover a reocupação dos espaços públicos da cidade, a regional e as duas secretarias (SMDHC E SMC) somam esforços para promover essa iniciativa”, destacou a superintendente de Juventude, Camila Marques. 

“É necessário impulsionar a reocupação dos espaços públicos pelas juventudes e incentivar ações culturais promovidas para e com esse público. É fundamental e responde a um grande anseio dos jovens contagenses”, complementou. 

Para Camila, esse processo vem sendo pensado pela Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Juventudes desde o início do ano. “Sem uma articulação intersetorial nada disso é possível! Por isso a importância do grande esforço e dedicação da Regional Eldorado e da Secretaria Municipal de Cultura”, finalizou.

Cultura - 30/11/2021, 17:45:51 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação