Prefeitura promove capacitações preparatórias para editais do Movimenta Microprojetos Culturais

Cultura - 20/08/2021, 16:09:24 - Repórter:

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciou no último dia (18/8) uma série de capacitações preparatórias para o Edital Movimenta Microprojetos Culturais do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura – FMIC. A iniciativa é voltada para artistas e produtores culturais, interessados em submeter a projetos culturais.

O subsecretário de Cultura, Marcelo Bones, informou que os novos editais têm a missão de fomentar microprojetos de grupos que ainda não tinham sido contemplados. Bones adiantou que no próximo (30/8), a pasta vai lançar mais dois editais:

Movimenta Imagens – Prêmio Revelando Contagem 10ª edição voltado para fotografias com o valor total de R$40.000,00;

Movimenta Literatura – Prêmio Escritores e Escritoras Contagenses para textos inéditos em vários gêneros e voltados para diferentes públicos no valor de R$100.000,00 distribuídos para 10 prêmios no valor de R$10.000,00.

O assessor da Secretaria de Cultura, Beto Plascides, propôs uma simulação na plataforma Prosas para ensinar os futuros proponentes a inscrever os projetos nos novos editais. No decorrer da simulação, várias dicas foram repassadas, tais como a importância do comprovante de endereço atualizado, detalhamento dos projetos, dentre outros. Plascides informou ainda que, no caso dos coletivos não formalizados, todos participantes precisam assinar o projeto.

Além disso, as propostas precisam contemplar os diversos públicos, principalmente as pessoas com mobilidade reduzida, deficiências auditivas e visuais. Vale lembrar que nos editais, os projetos, mesmo depois de aprovados os detalhes das contrapartidas, poderão ser alterados posteriormente.

Destaques dos editais

A comunicação mais uma vez ganhou importância, onde 20% do orçamento do projeto precisa ser investido em divulgação, incluindo outras ações de mídia.

Beto ressaltou a importância do preenchimento da Planilha Orçamentária, que, segundo ele, é o local para colocar os valores para cada etapa do projeto detalhadamente e o valor total da ação. “Alerto a todos que se for identificada qualquer inverdade no preenchimento das informações, o proponente poderá responder judicialmente pelo ato”, enfatizou.

Já a assessora, Michelle Cristina Alves, sugeriu que os interessados façam um check list  da documentação exigida para não correr o risco de esquecimento. “Aproveito para dizer que se houver algum contratempo que impeça a apresentação de projetos presenciais, outras opções de apresentações on-line serão aceitas”, avisou.

O assessor Lúcio Honorato explicou que os valores dos salários ou cachês dos artistas podem e devem ser especificados nos projetos para que todos sejam remunerados.

Programação

O próximo encontro está previsto para o dia 25 de agosto, às 19h, e será voltado especificamente para a capacitação referente ao Edital Movimenta Culturas Populares e Tradicionais, pelo aplicativo Zoom  –  http://www.contagem.mg.gov.br/microprojetos-culturais

Cultura - 20/08/2021, 16:09:24 - Repórter: