Prefeitura promove ação contra o racismo a partir da infância neste sábado (27/11)

Cultura - 25/11/2021, 16:51:31 - Repórter:

A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Direitos Humanos e de Cultura, promove, no próximo sábado (27/11), uma ação de combate ao racismo a partir da infância, na praça da Jabuticaba, na Sede. O evento, que integra uma série de ações relativas à Consciência Negra, começará às 9h e contará com atividades, como contação de histórias, artes circenses, lançamento e doação de livros (que poderão ser feitas até 27/12).

De acordo com a secretária de Cultura, Monique Pacheco, a sociedade, historicamente, conviveu com uma realidade, que precisa ser constantemente desconstruída, principalmente pelo âmbito racial. “Vivemos numa sociedade que vive um padrão estético eurocêntrico e isso causa uma situação diferenciada. Há quem se sinta menos bonita, menos cuidada, menos amparada. Trabalhar isso, mostrando que todos são iguais, com respeito, dentro de políticas públicas que fazem a diferença, trazendo identidade, autoestima é um dever de todos e todas”, contou.

Ainda, segundo Monique, é dever dos agentes públicos, que podem promover essa discussão e esses pensamentos, estabelecer campanhas e posicionamento a respeito dessa e de outras situações. “Nessa atividade do dia 27 daremos sequência a uma política pública que defendemos, que é de igualdade, mostrando que desde cedo a criança pode entender esses valores e crescer dentro de um ambiente mais saudável e respeitoso”, complementou.

Para o superintendente de Igualdade Racial de Contagem, João Pio, é primordial que, desde cedo, sejam trabalhados valores que agreguem à sociedade. “A atividade do dia 27 quer chamar, envolver e levar às pessoas ao engajamento e ao pensamento no racismo e como ele impacta na vida de todos. É algo que não podemos ter. Somos multiculturais, multifacetados. Desejamos que todos conheçam diversas culturas, se respeitem e convivam de forma harmoniosa”, destacou.

Pio lembra, também, que atividades lúdicas ajudam nessa absorção de conhecimento. “O foco é a contação de histórias e outras atividades, que fazem parte da campanha “Por uma infância sem Racismo”, que é de iniciativa da Unicef e executamos em Contagem. Trata-se de pensar ações com foco e protagonismo infanto-juvenil, no enfrentamento ao racismo desde cedo. Todas as crianças precisam ser protegidas, precisam de respeito”.

A partir de 2022, outras ações deverão acontecer em Contagem, principalmente, integrando entidades e instituições. “Contamos com engajamentos de escolas, movimentos sociais, ONGs, instituições privadas. Queremos que todas as crianças cresçam num ambiente saudável, com respeito, para que consigamos, com ações e posicionamentos, um resultado mais justo no futuro”, finalizou Pio.

Confira, abaixo, a programação do dia 27 de Novembro:

“Infância sem Racismo”

Local: Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Mattos Filho

Atividades:

• Contação de histórias – Saberes de Griots: histórias e contos para a infância
  • Contação de histórias – Coletivo Iabás
  • Artes Circenses – Grupo Kyrus
  • Lançamento do livro “Luana – a boneca africana”, autora: Lana Maria Alpino, na Biblioteca Pública

Doação de Livros com a temática africana, afro-brasileira e indígena:

Locais para doação:

• Regional Ressaca – Shopping Contagem no “Prefeitura Aqui”
  • Regional Sede – Biblioteca Pública Dr. Edson Diniz (rua Dr. Cassiano, 102 – Centro)