Prefeitura visita os bairros Liberdade I e II anuncia centro de serviços e vai buscar soluções conjuntas para demandas  

Desenvolvimento Urbano - 07/10/2021, 16:24:16 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Para agilizar a chegada de serviços que vão atender aos moradores dos bairros Liberdade I e II, a Prefeitura está alugando um imóvel na região que vai funcionar como um centro de atendimento para os moradores. No local, vão ser instalados atendimento de Saúde, Zoonoses, dos Centros de Referência de Assistência Social da Prefeitura (Cras /  Creas) e outros. A população também poderá ser vacinada no mesmo local.

O centro deve ser aberto em breve e terá atendimento de segunda a sexta-feira. As pessoas idosas, doentes e acamadas serão cadastradas e poderão receber atendimento médico em casa. Para levar melhorias de imediato, a Prefeitura também vai começar nesta semana a fazer a coleta de lixo na região três vezes por semana: terça, quinta e sábado.

O anúncio foi feita pela prefeita de Contagem, Marília Campos, que acompanhada do vice-prefeito Ricardo Faria, visitou na quarta-feira (6/10) as principais ruas da região, ouvindo e dialogando com os moradores. 

A comunidade conversou com os representantes do Executivo municipal e fez várias reivindicações, como os serviços de urbanização, pavimentação, transporte, educação e segurança. Eles também reclamaram que não tem CEP e não podem receber correspondências pelo correio e comprovar o endereço. Também pediram ajuda para os serviços de água e luz, de responsabilidade da Copasa e da Cemig.

“A Prefeitura vai tomar as providências necessárias para dar qualidade de vida aos moradores, pois temos o compromisso com a população de toda cidade”, informou a prefeita. 

O vice-prefeito Ricardo Faria enfatizou sobre o esforço da Prefeitura para atender os anseios da população. “Estamos construindo aqui uma forma de incluir e dar dignidade às pessoas que mais precisam”, disse.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marco Túlio de Melo, será o responsável por articular a parceria com a Cemig e a Copasa, para regularização dos serviços de água e luz, que atualmente são precários e não atingem todos os moradores. A subsecretária de Habitação, Tânia Maria Ferreira, vai cuidar da regularização fundiária dos bairros e dos ajustamentos dos assentamentos irregulares. Cada pasta solicitada vai trabalhar para atender aos moradores.

Na região dos bairros Liberdade I e II vivem aproximadamente 1500 famílias. O bairro Liberdade II possui uma ocupação chamada Nelson Mandela onde vivem 80 famílias. Segundo o administrador da Regional Vargem das Flores, Wander Batista, a população vem sendo atendida, na medida do possível, com serviços de patrolamento das ruas.

Participação popular

A importância da participação popular e do acompanhamento da população na implantação dos serviços e obras na região também foi reforçada pela chefe do Executivo. Ela solicitou aos moradores para formarem comissões de acompanhamento de obras e serviços para participarem das discussões do poder público junto à Copasa e a Cemig, principalmente as que pertencem ao Estado.

Segundo o morador aposentado Adilson Martins, é necessário um posto de saúde e  serviços de transporte no bairro. “Não temos ônibus que vem até aqui. As crianças estudam nas escolas do bairro Tupã e usam a unidade de saúde do bairro Retiro, que é bem longe. Agora, com a visita dos gestores da Prefeitura, temos a  esperança de que nossas reivindicações serão atendidas”, disse.

A líder comunitária da região, Natália Cristina Couto, ressaltou sobre a importância da visita para os moradores. “Nós precisamos de melhorias e, agora, temos a certeza de que vamos colher muitos frutos”.

A também líder comunitária, Dilma Alves Costa, falou sobre a proximidade do governo com os cidadãos. “Para mim, é primordial que a Prefeitura se aproxime das pessoas e governe com o povo”. A dona de casa Salustiana Pereira achou muito importante o trabalho da Prefeitura junto com a comunidade. “É fundamental que o governo conheça a cidade e veja de perto a situação do povo. Eu confio na Prefeitura e acredito que a nossa situação vai melhorar”.

Também participaram da visita os secretários de Governo, Pedro Amaral; de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo; a subsecretária de Habitação, Tânia Maria Ferreira; o vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena e lideranças comunitárias locais.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Visita ao Bairro Liberdade - 06/10/2021

Desenvolvimento Urbano - 07/10/2021, 16:24:16 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação