Prefeitura oferece orientação profissional para pessoas que buscam emprego

Desenvolvimento Social - 22/10/2021, 10:38:10 - Repórter: - Foto: Divulgação SMDS

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda e do Sine Contagem, atende, diariamente, trabalhadores que buscam uma oportunidade ou recolocação no mercado de trabalho. Desde junho de 2021, com forma didática qualificada e cursos de capacitação gratuitos, centenas de trabalhadores puderam aprender uma nova profissão para agregar ou atualizar seus conhecimentos.

Esse atendimento é direcionado aos candidatos que recebem carta de encaminhamento para entrevista de emprego, junto às empresas cadastradas no Sine. O curso oferece orientação profissional, com dicas para os candidatos sobre como elaborar o currículo, se comportar em entrevistas de emprego, se apresentar ao recrutador, entre outras posturas, para aumentar as chances de aprovação e contratação.

A diretora do Núcleo de Qualificação Profissional, Alessandra Lopes, explicou que é realizado um encontro personalizado com os candidatos, onde são passadas as informações essenciais à obtenção do sucesso em seu processo seletivo. Ao final do curso, eles recebem um certificado de conclusão. “Nossos serviços de cursos têm sido de grande importância para os trabalhadores”.

Com foco no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda das pessoas que necessitam de uma nova oportunidade de recolocação, também são importante pilar da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda, as parcerias com diversas instituições de qualificação para o fomento na divulgação e encaminhamento de pessoas para a realização de cursos que são oferecidos pelas instituições de forma gratuita.

O subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, Antônio Lambertucci, destacou que a oferta de cursos gratuitos alia os interesses do trabalhador às necessidades do empregador, para permitir chances reais de contratação. “Acreditamos que a qualificação é fundamental para o trabalhador se destacar na busca por emprego e a Prefeitura busca parcerias para capacitação em várias áreas como, de beleza, saúde, construção civil, administrativo e muito mais”.

Desempregada há seis anos, a moradora do bairro Petrolândia, Elenice da Silva, diz ter tirado muitas dúvidas sobre currículo e como se comportar em entrevistas. “Muitas pessoas, às vezes, perdem uma oportunidade por falta de esclarecimento, que foi o que eu tive aqui, agora. Quem sabe, hoje mesmo eu saia daqui empregada”.

Mais de 1200 pessoas que procuraram o setor de qualificação profissional já foram atendidas e todas saíram do Sine com certificado e mais bem preparadas para as seleções de vagas de empregos.

Serviço:

Centro de Integração Social