Prefeitura ocupa espaços com arte urbana e investe nas manifestações artísticas para deixar a cidade mais bonita

Cultura - 27/09/2021, 16:06:30 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Contagem tem se tornado a cada dia um lugar com mais cor e vida. Os espaços públicos do município estão sendo ocupados por manifestações artísticas que embelezam e empoderam as vias da cidade. Para isso, a Prefeitura tem aberto caminho para artistas locais por meio de projetos como o “Muraliza Arte Pública”, que está revitalizando o viaduto da avenida Teleférico, na região Eldorado.

A parceria foi viabilizada por meio da Secretaria de Cultura e tem como objetivo colorir as paredes do viaduto onde há grande fluxo de veículos diariamente. Responsável pelo projeto, o produtor Rafael Bertolacini, da Vira Lata Intervenções Artísticas, reuniu vários outros artistas para realizar o trabalho e explicou qual é a proposta da ação.

O projeto se chama Muraliza Arte Pública e tem o objetivo de ocupar esses viadutos da cidade para dar novo significado a esses locais de alto fluxo, como também centros de saúde, escolas. A Prefeitura vem com uma parceria muito importante para a realização deste e outros projetos. Este período de pandemia foi muito difícil para os artistas e a cultura. Pela necessidade de voltar a promover a arte urbana, surgiu o Muraliza e tivemos o suporte da Regional Eldorado, que cuidou da limpeza do local, preparou o ambiente para receber o trabalho e também da Transcon, que sinaliza o trânsito nos dias que estamos desenvolvendo o trabalho para garantir mais segurança aos artistas”, disse.

Além de tornar a cidade mais atrativa, a parceria da Prefeitura com o projeto “Muraliza” democratiza a arte urbana e abre espaço para os profissionais mostrarem o trabalho desenvolvido. Rafael Bertolacini ressalta a oportunidade de aumentar a visibilidade dos artistas da cidade e propor a diversidade.

A principal mensagem que queremos passar é que a arte urbana está viva na cidade e precisa ser valorizada. Contagem tem muitos artistas que têm trabalhos respeitados no Brasil e fora dele. O Muraliza tem um cunho igualitário também, trazendo mulheres, expressando o empoderamento feminino, democratizando a cena do grafite, que hoje tem uma presença maior masculina, mas as mulheres também fazem um trabalho muito bonito e queremos dar visibilidade a todos”, pontuou.

O “Muraliza Arte Pública” segue aplicando a arte por meio do grafite nos murais do viaduto da avenida Teleférico. São oito grandes paredes que receberão a intervenção artística no total. Ao fim da empreitada, que tem sido viabilizada pelo financiamento coletivo, o projeto pretende ocupar outros espaços, como fachadas de escolas, centros de saúde, entre outros.

Estamos na metade do projeto. Divulgamos uma “vaquinha” para ajudar na remuneração dos artistas que estão colaborando e oferecer uma infraestrutura melhor para o trabalho, garantindo segurança e suporte aos artistas, dando todo o auxílio que eles precisam para podermos seguir com esse projeto, promover intercâmbio de artistas, ocupar outros viadutos da cidade e mais equipamentos em Contagem”, encerrou.

Participam do coletivo os e as artistas Fabiana Santana, Guilherme Maizena, Kawany Tamoyos, Bruna Pimenta, Mari Flor e João Goma, além do coordenador da ação, Rafael Bertolacini.

Cultura - 27/09/2021, 16:06:30 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC