Prefeitura mobiliza famílias para apadrinhamento de crianças e adolescentes de casas de acolhimento

Desenvolvimento Social - 16/11/2021, 16:59:47 - Repórter: - Foto: Secretaria Desenvolvimento Social/PMC

A Prefeitura de Contagem, por meio da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social – Suas, tem mobilizado famílias para que apadrinhem crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos e 11 meses, que se encontram nas casas de acolhimento institucional do município.

Além de buscar estabelecer laços afetivos, por meio da convivência familiar e comunitária, a proposta do Programa de Apadrinhamento Laços e Traços também vislumbra o suporte material (vestuário, diversão, etc.) e o apadrinhamento por meio de serviços, oferecendo atividades de interesse (idioma, futebol, música, teatro).

A secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, que já se inscreveu no apadrinhamento, Viviane França, vê o programa como forma de inclusão. “O apadrinhamento permite uma inclusão afetiva e social da criança e do adolescente em situação de acolhimento institucional. Por isso, temos potencializado as inscrições de famílias dentro do município. Eu já fiz a minha inscrição, já passei pela entrevista de avaliação e espero que, em breve, eu possa acolher uma criança ou adolescente dentro da minha casa para passar um pouquinho do aconchego do meu lar”, afirmou.

As famílias que desejarem participar do programa que passa por validação e aprovação do setor jurídico da Vara da Infância e da Juventude, podem se inscrever pela Diretoria de Proteção Especial de Alta Complexidade, por meio do telefone 3352-6903 ou pelo e-mail acolhimentocread@gmail.com.

Contagem dispõe de três casas de acolhimento institucionais: Casa Aconchego, Casa Aquarela e Casa Viver Bem.

Confira os critérios para participação no programa:

Requisitos para o Apadrinhamento Afetivo:

• Ter 21 anos, respeitando a diferença de 16 (dezesseis) anos entre o padrinho e a criança e/ou adolescente;
  • Participar das oficinas e reuniões;
  • Ter disponibilidade de tempo para se dedicar ao afilhado (visitas à unidade de acolhimento, à escola, passeios etc.)
  • Ter ciência que o apadrinhamento é voluntário e não remunerado.

Requisitos para o Apadrinhamento Provedor:

• Ter acima de 18 anos;
  • Ter condições financeiras mínimas para contribuir materialmente com seu afilhado, sem comprometer o seu próprio sustento.
  • Ter ciência que toda doação realizada é voluntária e irrestituível.

Requisitos para o Apadrinhamento Prestador de Serviços:

• Ter condições técnicas, habilidades profissionais, registro no órgão de classe da profissão (quando a lei exigir para sua prática)
  • Ter tempo disponível para ser Padrinho Prestador de Serviço (conforme a sua disponibilidade).
  • Ter ciência que toda prestação de serviço é voluntária e não remunerada.