Prefeitura leva servidores e estagiários de obras à construção da Arena MRV para visita guiada

Notícias - 14/10/2021, 12:04:00 - Repórter: - Foto: Equipe Semobs

Buscando oferecer qualificação e maior gama de experiências aos colaboradores, tanto efetivos quanto estagiários, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs está investindo em visitas a locais e obras importantes de engenharia por toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. Nos meses de setembro e outubro, por exemplo, a equipe da subsecretaria de Obras da Semobs realizou visitas guiadas à Arena MRV, estádio em construção do Clube Atlético Mineiro, no bairro Califórnia, em BH.

A equipe visitante é composta por 20 colaboradores, sendo 13 estagiários da área de engenharia civil, engenharia de produção e arquitetura, e outros sete profissionais já graduados, pós-graduados e efetivados.

Para a engenheira Evandra Laine, a parceria entre a Prefeitura de Contagem e a Arena MRV é bastante frutífera para os profissionais que acompanharam a visita. “A oportunidade de poder estar num canteiro de obras dessa proporção é uma forma de motivar e mostrar para nossa equipe, principalmente aos estagiários, as diversas oportunidades que temos na área da construção civil”, disse. Ainda segundo ela, estuda-se a possibilidade de que ocorram mais visitas guiadas futuramente, de acordo com o avançar das obras.

O subsecretário de Obras e Serviços Urbanos, Jaci Cota, explicou que as visitas servem para que os estagiários possam aplicar, através de experiências práticas, todo o embasamento teórico que têm acesso durante as suas respectivas graduações. “Eu vejo que a transferência de conhecimento é algo essencial. Foi possível mostrar aos colaboradores a variedade de áreas da engenharia e suas aplicabilidades, fazendo com que se desperte neles o interesse por qual área específica do ramo eles optarão por seguir”, afirmou Jaci.

Pedido de estagiária

Jaci ainda destacou que a ideia para a visita partiu de um pedido de uma estagiária da equipe, que demonstrou interesse em visitar o local. “A demanda chegou até mim por meio da estagiária Thalia. Após isto, eu e o secretário de obras, Marcos Túlio de Melo, nos interessamos pela sugestão e decidimos levar adiante a possibilidade”, completou. Ainda segundo o subsecretário, a Semobs estuda a possibilidade de levar a equipe para visitas práticas a outros estabelecimentos privados.

Thalia Ferraz é estagiária de arquitetura e urbanismo. Segundo ela, a solicitação veio como oportunidade de esclarecer dúvidas pertinentes ao Trabalho Final de Graduação – TFG dela. “Estou elaborando um projeto voltado para a área esportiva, inicialmente um centro de treinamentos. A visita me ajudou a entender melhor uma série de questionamentos sobre como lidar com o desenvolvimento do meu projeto”, declarou ela.

A estagiária de engenharia civil, Bárbara Gonçalves, avaliou a oportunidade como excelente. “Para mim, profissionalmente, foi incrível. É algo que me motivou e ainda me motiva a buscar meus sonhos como engenheira, porque se eu puder aplicar os conhecimentos que adquiri durante a visita – processos construtivos e burocráticos – eu com certeza me tornarei uma excelente profissional”, disse Bárbara.

Estagiário Cezar Gomes, sob supervisão do jornalista Anderson Rocha

Notícias - 14/10/2021, 12:04:00 - Repórter: - Foto: Equipe Semobs