Programa para garantir envelhecimento saudável e ativo é lançado durante encerramento da Semana da Pessoa Idosa

Direitos Humanos e Cidadania - 01/10/2021, 18:05:59 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC promoveu aulão de ginástica, dança, apresentações artísticas de dança cigana, teatro e de música, durante toda esta sexta-feira (1/10), no Espaço Bem Viver Mário Covas, na Sede. 

O evento também foi marcado pelo lançamento do Programa “Contagem na Maturidade” e encerramento da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, que contou com aproximadamente 100 pessoas, seguindo todos os protocolos contra a propagação da Covid-19. 

O evento contou com a presença da prefeita Marília Campos, que ressaltou a importância do convívio social. “Estamos voltando devagar e com muita cautela as atividades com os idosos. Espero que em 2022 possamos retirar as máscaras e ver o sorriso das pessoas, não só pelos olhos, mas também pela boca. Talvez, depois dessa pandemia, a gente saiba valorizar ainda mais o convívio social, o encontro com as pessoas, os lugares e cada detalhe do dia a dia”.

Ainda de acordo com a prefeita, envelhecer e ficar idoso é apenas viver de forma diferente. O papel do poder público é garantir que essa vida seja compartilhada com mais pessoas, reaprendendo várias coisas e fazendo amizades. “Temos que fazer de tudo um pouco. Não podemos deixar de querer aprender algo a mais. Quando vejo a implementação desse Programa “Contagem na Maturidade”, vejo a importância de ampliar o aprendizado para a pessoa idosa em vários locais da cidade. Isso é motivo de muita alegria”. 

Programa Contagem na Maturidade

O Programa “Contagem na Maturidade” tem como objetivo promover políticas públicas por meio da oferta de ações e serviços em todas as regionais, garantindo o direito ao envelhecimento digno, ativo e saudável, respeitando as diversidades e auxiliando na efetivação dos Direitos Humanos e Cidadania.

A subsecretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, falou um pouco sobre o programa. “Hoje é um dia muito especial, pois além de ser o encerramento da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, marcamos o retorno presencial das atividades ofertadas por meio da Prefeitura. Hoje, também estamos lançando o Programa “Contagem na Maturidade”, que tem como proposta descentralizar a oferta de políticas para a pessoa idosa em todas as regionais, com uma equipe muito profissional e qualificada, para garantir o envelhecimento saudável, a dignidade humana, a promoção dos direitos humanos e a sociabilidade”. 

O programa vai contar com uma equipe composta por supervisor de projetos sociais, educador social, instrutor de artes, instrutor de dança / música ou coral, comunicador social e agentes sociais. Serão cinco eixos: atividade física e jogos (ginástica coletiva, treinamento multifuncional, jogos de salão, xadrez, dama, baralho e postura funcional); artesanato (corte e costura, pintura em tela e tecido, bordado, entre outras propostas); dança, musicalização e qualidade (dança de salão, dança livre, dança cigana, oficina de instrumentos, coral); atividade de lazer e cultura (excursões, visitas guiadas, teatro, cinema, shows); serviços, cursos e oficinas (informática, funções básicas de smartphone, direitos humanos e cidadania, teatro, horta comunitária).

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC, Marcelo Lino a melhor idade é o lugar onde todos nós queremos chegar, e quem já chegou na terceira idade já é um vencedor e vencedora, pois passou por vários percalços e vários obstáculos. “O desafio é chegar nessa idade de forma saudável, com vitalidade, vigor e força, e é nesse propósito que esse governo tem descentralizado a política pública para a pessoa idosa, com o objetivo de levar as atividades a todos os territórios e outras regionais da cidade, para, dessa forma, fazermos verdadeiramente uma rede de defesa e proteção à pessoa idosa”. 

A Semana de Valorização da Pessoa Idosa faz parte do calendário oficial de eventos do município, sendo promovido em comemoração ao Dia do Idoso, 1º de outubro.  De acordo com o superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Eduardo Sendon, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania é importante para preservar, lutar e garantir os direitos de toda a sociedade, assim como é o caso da pessoa idosa. “Todos nós, da secretaria, seguimos à risca a orientação para sempre dialogar com o cidadão e sempre ofertar políticas públicas de qualidade”.

Representando os idosos, Adaltiva Novais demonstrou muita emoção ao falar para o público. “Me sinto muito feliz aqui. Sempre falo que aqui não é o cantinho do idoso, e sim o cantinho do céu, pois é maravilhoso. Agradeço a todos pelo acolhimento, ao professor Luiz Otávio que está sempre conosco também, principalmente nesse momento pandêmico em que a Prefeitura manteve contato com a gente, mesmo de forma virtual”. 

Maria das Dores, 79 anos, participa do Cantinho do Idoso há mais de uma década. “Esse lugar é uma das melhores coisas que acontece na vida dos idosos participantes. Percebi muito isso nesse tempo que ficamos parados, em casa, devido a pandemia. Tenho muito que agradecer a todos os envolvidos e principalmente por esse retorno, pois é muito importante para a nossa vida, em todos os aspectos. A pessoa idosa não tem que ficar em casa enferrujando, e sim sair e fazer atividade física, interagir e aproveitar a vida”.

A tarde desta sexta-feira (1/10) foi marcada pela apresentação musical com o cantor Cássio Dantas,  sorteio de brindes, palestra ministrada pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e contação de história com o grupo Contagem 123.

Também participaram do evento os vereadores Arnaldo de Oliveira e Gegê Marreco. 

 

Direitos Humanos e Cidadania - 01/10/2021, 18:05:59 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação