Prefeitura inicia neste fim de semana o Projeto Trilha Eco-Cultural no Parque Gentil Diniz

Cultura - 26/11/2021, 17:40:49 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima/PMC

A Prefeitura de Contagem inicia neste domingo (28/11), o projeto Trilha Eco-Cultural no Parque Gentil Diniz. As atividades, desenvolvidas por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-Semad, ocorrerão de 15 em 15 dias, a partir deste fim de semana. Para realizar a trilha é obrigatório usar máscara e respeitar o distanciamento social.

O objetivo da atividade é sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente, estimulando o público  a proteger o parque como um patrimônio de grande relevância cultural, histórica, ambiental, turística e de lazer da cidade.

O roteiro da trilha começa com a recepção do grupo visitante no teatro de arena, onde são repassadas as informações sobre a história do parque com abordagens educativas e lúdicas. Em seguida, a travessia da trilha é feita com cantorias e brincadeiras tradicionais e populares embutidas de conhecimento. A trilha é concluída com uma visita ao casarão, que guarda registro do patrimônio histórico e cultural da cidade.

Parque Gentil Diniz

O Parque Gentil Diniz tem área de 26 km², em sua maior parte ocupada por área verde preservada, abrigando nascentes contribuintes da Bacia do Rio Paraopeba. No parque estão reunidos ainda uma expressiva biodiversidade, junto a elementos históricos, como um casarão do século XIX e um teatro de arena. O parque possui uma trilha ecológica que atravessa parte da mata, contendo símbolos lúdicos associados aos personagens representantes da história e memória da cidade.

O Parque Gentil Diniz fica na rua Maria do Carmo Diniz, 141 – Nossa Senhora do Carmo – Contagem.

Cultura - 26/11/2021, 17:40:49 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima/PMC