Prefeitura inaugura área de nascente revitalizada no Novo Progresso

Direitos Humanos e Cidadania - 20/11/2021, 18:38:30 - Repórter: - Foto: Fábio Silva/PMC

Os moradores do bairro Novo Progresso e região participaram na manhã deste sábado (20/11), participaram da inauguração do Centro de Educação Socioambiental Nascentes de um Novo Progresso. Para marcar a atividade foram realizadas oficinas de Educação Socioambiental, Mobilização, e Lazer, em alusão ao Dia da Consciência Negra. O evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, por meio da Superintendência de Políticas Ambientais, em conjunto com a Regional Ressaca e o Consórcio Pampulha. 

A iniciativa tem como objetivo fomentar o uso social democrático, solidário e seguro do local, além do oferecimento de oficinas ecopedagógicas, objetivando a preservação ambiental, o reaproveitamento e a reciclagem. 

A prefeita Marília Campos, presente à inauguração, falou da satisfação de entregar aos moradores mais um espaço transformado em uma data importante. “Estamos inaugurando este espaço em um dia tão especial. Dia da Consciência Negra. Quero frisar do nosso compromisso contra o racismo e dizer que estaremos desenvolvendo políticas públicas para promover a inclusão e também para combater o preconceito e discriminação em todas as secretarias. Estamos muito comprometidos com a justiça social e com essa luta contra o racismo no nosso município”, enfatizou.

A chefe do Executivo também destacou a importância desses espaços para a sociedade. “Fico feliz em entregar à comunidade esse equipamento que eu creio será um lugar de encontro. Encontro para promover cultura, políticas de promoção social, dentre outras. Vamos nos apropriar desse espaço que está mais bonito, acolhedor e a disposição da comunidade”, afirmou.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Tereza Mesquita, contou ser a terceira vez que visitava o espaço. Estive aqui em três óticas diferentes. Vim quando estava com muito lixo, e tinha uma comunidade que buscava a melhoria do espaço. Estive aqui também em junho, quando foi entregue à comunidade e hoje estou aqui novamente, com a inauguração. A comunidade abraçou esse espaço de tal forma que fico muito feliz. Parabenizo a todos vocês”, disse.

A administradora da Regional Ressaca, Maria José Pacheco, agradeceu a todos os envolvidos e ao público que prestigiou a inauguração. “Agradeço a parceria de todos os envolvidos e, em especial, a comunidade. Estou muito feliz com a entrega desse espaço. Estamos abertos para receber projetos, como o “Programa Contagem na Maturidade”, que será realizado a partir de segunda-feira, pela Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Direitos Humanos”.

O público presente participou de oficinas de plantio de casca de ovo; ecobolsa de banner; dança afro; decoração de unhas; pintura de rosto; tranças afro; grafitagem na casa; futebol infantil; aula de violão; atividades pedagógicas; plantio de árvores; e barbearia solidária. 

A moradora do bairro, Darlane Fernandes, disse que é gratificante ver a área revitalizada e as nascentes protegidas. “Muitos me perguntavam o que eu via aqui nesta área, e eu respondia que além de todo o lixo e entulho, enxergava que poderia ser um lugar acolhedor. E hoje, podemos ver e viver isso. Agradeço a todos envolvidos e que tiveram um olhar diferenciado”.

Durante o evento foram realizadas várias apresentações, como os poemas recitados pelas crianças do Projeto “Pequenos Poetas”, coordenadas pela professora Grazielle Pires, a apresentação do Grupo da 3ª idade Saúde Sempre, que faz parte do Programa “Contagem na Maturidade”, da Secretaria de Direitos Humanos e cidadania; a apresentação do Grupo Cantando Ciranda e do Bloco Transborda. 

Estiveram presentes o vice-prefeito, Ricardo Faria; os secretários de Governo, Pedro Amaral; de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; de Desenvolvimento Econômico, René Vilela; de Esportes e Lazer, Rubens Macedo; as secretárias de Desenvolvimento Social, Viviane França; e de Cultura, Monique Najara Aparecida Pacheco, o subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, Antônio Lambertucci; o vereador Gegê Marreco, a Guarda Municipal,  representantes do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha e as equipes de Educação Ambiental e da Coleta Seletiva. 

Nascentes de um Novo Progresso

Batizado pela comunidade de Projeto “Nascentes de um Novo Progresso”, o local foi revitalizado e transformado em um espaço de convivência e socialização, entregue à comunidade no dia 24/6.  Atualmente, área que era conhecida como “buracão”, é administrada pela Semad, porém seus projetos são desenvolvidos em parceria com outras pastas, como a Regional Ressaca, a Subsecretaria de Esportes, secretarias de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos e Cidadania.

 

Inauguração do espaço Nascentes Novo Progresso - 20/11/2021

Direitos Humanos e Cidadania - 20/11/2021, 18:38:30 - Repórter: - Foto: Fábio Silva/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação