Prefeitura faz limpeza mecanizada de córrego do Retiro, em Nova Contagem. Local não recebia retirada de entulho há mais de oito anos

Notícias - 17/09/2021, 20:05:53 - Repórter: - Foto: Divulgação/ Secretaria de Obras e Serviços Urbanos/ PMC

Como parte do trabalho incessante da Prefeitura de Contagem na prevenção dos transtornos causados pelo período chuvoso, o córrego do bairro Retiro, em Nova Contagem, recebe trabalho de capina e retirada mecanizada de entulho e lixo neste mês. As obras, executadas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, eram esperadas há mais de oito anos pela comunidade da região Vargem das Flores. A previsão é que as obras sejam entregues à população na próxima terça-feira (21/9).

As intervenções ocorrem na avenida dos Retirantes, e nas ruas Maria José Chiodi e VL 17. No início do mês, a equipe da Semobs vistoriou o curso d’água, identificou os problemas, e montou as estratégias de atuação, incluindo a definição de quais equipamentos seriam empregados no processo. Havia muita vegetação e objetos no córrego, elementos que impediriam o fluxo d’água em caso de chuva forte, causando alagamentos.

Ao todo, 20 homens trabalham na limpeza do local. Eles atuam com o apoio de escavadeira hidráulica, retroescavadeira e mini carregadeira. “Como parte do córrego tem fundo com concreto, tivemos que entrar com a mini carregadeira, um equipamento de porte menor, que faz a limpeza dentro do córrego”, afirmou a engenheira da Semobs, Natália Castelo Branco.

De acordo com o administrador Regional Vargem das Flores, Wander Batista, as obras eram esperadas há muito tempo pela população. “É um trabalho extremamente importante de prevenção para o período chuvoso. Os moradores lembram que há córregos, como o da avenida Retirantes, que não eram limpos há mais de oito anos”, disse.