Prefeitura faz diagnóstico para melhorar assistência nos Centros de Atendimento Psicossocial

Notícias - 28/09/2021, 17:08:15 - Repórter: - Foto: Controladoria/PMC

Para promover mais qualidade nas atividades prestadas pelos Centros de Atendimento Psicossocial do município – Caps e melhoria no atendimento à população, a Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria-geral, realizou um diagnóstico dos equipamentos públicos, que foi entregue por meio de relatório ao secretário de Saúde, Fabrício Simões, na última quarta-feira (22/9).

O trabalho foi realizado nos meses de junho e julho, avaliando desde o planejamento, a estrutura física e o quadro de pessoal dos centros. Segundo o auditor geral, Zânio de Sousa Gontijo, que coordenou as atividades, “além de fiscalizar, a função da auditoria é  propor capacitação e treinamento, de acordo com as ações estratégicas propostas pela gestão. O nosso trabalho tem a intenção de tornar o município mais transparente e eficiente”, afirmou.

Os Caps atendem ao público portador de transtorno mental e são considerados instrumentos centrais nas ações para a reabilitação psicossocial do município. Segundo a auditora de Controle Interno, Lilian Santos, o relatório orienta ações para melhorias, ampliação e integração do atendimento dos centros. “Trabalhamos com a perspectiva de indicar as melhores práticas para orientar a tomada de decisão dos gestores públicos”, explica.

Durante a reunião de entrega do relatório, a Secretaria de Saúde falou sobre a  necessidade de reestruturação dos Caps, de melhorar e ampliar os recursos humanos e de fortalecer a Rede de Atendimento Psicossocial  – Raps.

O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, ressalta que o resultado apurado pelos auditores contribui para o fortalecimento da Rede de Saúde Mental do município. “Os dados apresentados podem nos auxiliar como uma ferramenta de gestão sobre o que precisa ser aprimorado. Uma das nossas prioridades é a saúde mental e estamos trabalhando para garantir o acesso e melhorar o atendimento dos usuários”, disse.

Notícias - 28/09/2021, 17:08:15 - Repórter: - Foto: Controladoria/PMC