Prefeitura estreita laços com consulado francês para promoção de ações culturais conjuntas

Cultura - 21/10/2021, 18:11:15 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

A prefeita de Contagem, Marília Campos, se reuniu com representantes do consulado francês, nesta quinta-feira (21/10), para estreitar relações entre a administração municipal e o consulado daquele país e construir ações conjuntas nas áreas de cultura, educação e desenvolvimento econômico.

Segundo a prefeita, é de extrema importância fortalecer a cultura da cidade, adquirindo novas experiências. “Relações como estas fortalecem a sociedade e despertam nas pessoas o interesse pela arte, a cultura e a cidade em si”. A chefe do Executivo também lembrou do reconhecimento de muitas cidades pelas ações culturais que promovem. “De forma ampla, a cultura permite a construção de identidades variadas”.

O adido da Cultura e funcionário do governo francês, Vincent Nédélec, destacou a importância da disseminação cultural de forma regional. “Cultura é para todos. Devem-se criar possibilidades de acesso e formas de comunicação. Acredito que assim que traçarmos uma estratégia, conseguiremos trazer exposições, obras, ideias e contribuir para um plano estratégico em Contagem”.

Para o cônsul honorário da França, Manoel Bernardes, o setor cultural é um meio de promoção do desenvolvimento econômico e de formação de identidades. Lembrou ainda que é preciso haver equipamentos acessíveis, que permitam a transformação da realidade. “Conhecemos diversas cidades por meio das políticas públicas que realizam. Podemos citar a cidade de Lille, Marselha, Nantes e tantas outras. São cidades a serem analisadas e suas experiências reproduzidas”, comentou.

Projetos

De acordo com o diretor da Aliança Francesa, Yves Mahé, encontros futuros poderão definir possibilidades a serem implantadas na cidade. “Sem dúvida hoje é o início de uma relação que vamos construir. Há diversas trocas de experiências que, por meio de ideias e acordos, conseguiremos produzir como algo marcante. Cultura se faz com propostas, inteligência e inovação”, frisou.

Participaram também da reunião o chefe de Gabinete, Douglas Miranda, a secretária de Cultura, Monique Pacheco, e o subsecretário de Cultura, Marcelo Bones.

Cultura - 21/10/2021, 18:11:15 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC