Prefeitura e Estado se reúnem com a população e esclarecem situação sobre obras do Rio Volga

Notícia Principal - 25/11/2021, 18:07:57 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima/PMC

Na quarta-feira (24/11), membros da Prefeitura de Contagem e do Governo de Minas Gerais estiveram reunidos com a população da região Riacho, na Sociedade São Vicente de Paulo, esclarecendo a situação das obras do Rio Volga. Estiveram presentes a prefeita Marília Campos; o vice-prefeito, Ricardo Faria; o secretário de Obras, Marcos Tulio de Melo; o subsecretário de Obras e Infraestrutura do Estado de Minas Gerais, Breno Longobucco; o diretor de Edificações do DEER, Hélio Lopes de Oliveira Filho; o vereador Léo da Academia; o administrador Regional, José Rodrigues, além de lideranças religiosas e sociedade civil.

A prefeita Marília Campos informou que já foram investidos cerca de R$50 milhões e que serão investidos mais de R$70 milhões a fim de resolver problemas de enchentes na região. “É uma obra importante, mas é mais que recuperar a praça. Vai acabar com as tragédias que ocorrem em Contagem, principalmente, em épocas de chuva. É nosso dever acabar com esse problema. Vamos receber um repasse do Estado, em breve, para a construção de duas bacias, que serão fundamentais para melhorar a nossa realidade. Não podemos aceitar que todos os anos as pessoas passem pelos mesmos problemas”.

O secretário de Obras de Contagem, Marcos Túlio de Melo, relembrou o problema local, destacando que se trata de algo ocorrido no passado e que precisa ser corrigido: “Essa obra é muito importante, pois beneficiará muitas pessoas, mas que, durante a sua execução, traz transtornos. Infelizmente, por questões econômicas, a empresa que era responsável pela intervenção não pôde continuar, inclusive, abrindo processo de recuperação judicial. É interesse do Estado e da Prefeitura que essa obra seja retomada o quanto antes e queremos vê-la concluída o mais rápido possível”.

Para o diretor do DEER, Helio Lopes, a “obra vem se arrastando por anos e, infelizmente, há amarras legais que também prejudicam o cumprimento de algumas situações, além dos fatores econômico e do tempo”. Ele reforçou o histórico da obra e lamentou as situações que surgiram, salientando que o Estado já tomou providências, acreditando que, em breve, as obras serão retomadas. “Era uma obra que desde 2014 deveria ocorrer e, no início do ano fomos surpreendidos pelo pedido de recuperação judicial da empresa responsável. Partimos para uma nova licitação, que fracassou. E nesta quarta-feira (24/11) publicamos um novo edital. Estamos confiantes no sucesso. As propostas serão abertas no dia 28 de dezembro e serão, dentro do prazo, analisadas. Prevemos, assim, que em março do ano que vem consigamos retomar a obra e concluí-la em cerca de 12 meses”, contou.

O subsecretário de Obras e Infraestrutura de Minas Gerais, Breno Longobucco, acrescentou que por haver recursos federais investidos, há uma necessidade de repactuar com a Caixa Econômica Federal a nova intervenção: “Infelizmente há uma questão burocrática a ser cumprida. Toda alteração que é feita tem que ser aprovada pela Caixa. Sabemos do absurdo que é deixar um espaço desse parado, um lugar usado por várias famílias para atividades diversas e é por isso que estamos correndo atrás para retomar”.

Por fim, a prefeita afirmou que por mais que a execução da obra seja dever do Estado, a Prefeitura fará algumas intervenções, autorizadas, para minimizar os danos. Ela ainda cobrou do Estado uma ação paliativa até que as intervenções sejam retomadas. “Há a necessidade que os tapumes sejam refeitos, que as águas acumuladas de chuva sejam drenadas e que a população participe cada vez mais quanto a isso. Se for necessária alguma intervenção no trânsito a Transcon e o DEER participarão, junto com a opinião da população, para facilitar o processo. Desde já, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, fará a drenagem das vias, até prevenindo contra o represamento de água, que pode se tornar foco de dengue”, finalizou.

Reunião sobre Piscinão Rio Volga(Estado e Comunidade) - 24/11/2021

Notícia Principal - 25/11/2021, 18:07:57 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima/PMC