Prefeitura discute com moradores soluções para recuperação de encosta no campo do Ipiranga, no bairro Alvorada

Defesa Civil - 07/10/2021, 12:17:45 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Com o objetivo de ouvir os moradores residentes na região do campo do Ipiranga, área de risco geológico, localizado no bairro Alvorada, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Subsecretaria de Planejamento e Projetos, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realizou na terça-feira (5/10), uma reunião para discutir a questão do risco no local e encaminhar possíveis soluções a curto e a longo prazo.

Durante a reunião, a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, apresentou um diagnóstico de risco geológico da encosta do campo do Ipiranga, pontuando o local como de risco alto e muito alto. “A situação se agrava no período chuvoso, devido às condições de instabilidade do solo, que possui pouca vegetação e recebe águas servidas, esgoto, lixo e entulho. A Prefeitura já alertou a população sobre o risco iminente e algumas famílias já não estão residindo na área”.

As secretarias de Obras e de Defesa Civil, devem se reunir, já na próxima semana, para discutir possíveis ações e orientações emergenciais para enfrentamento do período chuvoso no local. Os projetos, obras e intervenções a longo prazo ficarão por conta da Subsecretaria de Planejamento e Projetos. “Há várias possibilidades de intervenções para contenção da encosta, mas a área é bem complexa e não terá uma solução única”, afirmou o subsecretário Thales Nogueira.

“A região do campo do Ipiranga está localizada em uma área particular e isso dificulta a ação da Prefeitura no local. O poder público só pode fazer obras em áreas públicas. Mas estamos discutindo e buscando uma solução. Vamos estudar a questão jurídica das terras e dar uma resposta definitiva, com um diagnóstico paliativo para o local”, disse a prefeita Marília Campos.

Para os moradores presentes na reunião, que pleiteavam as obras de recuperação da encosta há anos, a reunião foi um avanço. A cabeleireira Vera Lúcia Pereira, que mora próxima à encosta, perto da Igreja do Rosário, disse que é difícil expressar os sentimentos. “Precisamos de uma força muito grande, estamos nessa caminhada desde 1982 e agora, felizmente, temos uma esperança”.

A reunião foi realizada com a participação da prefeita Marília Campos; da subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes;  do secretário de Governo, Pedro Amaral; do subsecretário de Planejamento e Projetos, Thales Nogueira; do administrador da Regional Sede, Lindomar Diamantino; do presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Chiodi, e de cinco moradores da comunidade do campo do Ipiranga.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Reunião sobre situação do Campo Ipiranga - 05/10/2021

Defesa Civil - 07/10/2021, 12:17:45 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação