Prefeitura dialoga com moradores e comerciantes do Eldorado e apresenta melhorias no projeto do Boulevard Portugal

Notícia Principal - 06/10/2021, 19:35:14 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

A Prefeitura de Contagem trabalha para entregar o mais novo ponto de convívio, turismo e comércio da cidade. Trata-se do Boulevard Portugal, um amplo espaço multifuncional, ao ar livre e público, que está em construção no Eldorado. Atuante na premissa da transparência e do diálogo, representantes da administração pública se reuniram com moradores e comerciantes da região, no CSU Eldorado, na noite de terça-feira (5/10), para apresentar, mais uma vez, o projeto das obras e a importância da construção do Boulevard. 

Durante o encontro, o Executivo lembrou que o Boulevard é uma área de bem-estar, composta por três praças (praças Cívica, de Festas e da Paz), área de eventos, mirante, espelho d’água, coreto, anfiteatro, esculturas e monumentos, playground, academia da cidade, área de convivência, paisagismo e ciclovia.

Atendendo aos pedidos dos comerciantes, ele foi adaptado e terá a inclusão de um espaço multiuso público para abrigar o novo Camelódromo, que continuará funcionando no mesmo ponto.

“É um grande empreendimento, que vai ser um espaço de encontro para as pessoas. Será um cartão-postal da cidade, que vai fortalecer a atividade daqueles que têm comércio na avenida João César de Oliveira e na região Eldorado.  Sem dúvida, vai ser uma grande referência de equipamento público para a Região Metropolitana de BH. O Boulevard é bonito, é moderno. Ele permite o convívio de várias gerações e é isso que nós vamos fazer”, afirmou a chefe do Executivo, Marília Campos.

A equipe de arquitetas da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs apresentou o projeto, com estudos, fotos e projeções em vídeo do Boulevard, a cerca de 70 moradores e comerciantes da região, que puderam manifestar a opinião deles sobre a proposta. Ao fim do encontro, foi montada uma comissão com dez pessoas, sendo cinco residentes do Eldorado e cinco trabalhadores e trabalhadoras do Camelódromo. O grupo irá acompanhar de perto o andamento das obras.

Um dos integrantes da comissão é o estudante da graduação em Engenharia de Mobilidade da UFMG, Diogo Paiva, de 19 anos. O universitário declarou que o Boulevard irá beneficiar o transporte, o comércio e a população em geral. “É um projeto de futuro, e tem 99,9% de chances de dar certo. Eu, como morador do Eldorado, e sendo minha área profissional de atuação, quis participar da comissão. Quero contribuir, sugerindo o acréscimo de mais árvores, para ficar um lugar mais bonito, mais verde. Esse é um projeto que terei orgulho de dizer que eu ajudei. Eu participei!”, afirmou.

O servidor público Agnelo de Paiva, de 46 anos, morador do Eldorado há mais de dez anos, afirmou que o Boulevard deixará um legado à população. “Os moradores vão ter um lugar e a cidade vai ter uma identidade. A Prefeitura está fazendo um governo participativo, de tal forma que a comunidade está fazendo parte do processo. Quando a gente faz as coisas, participa do processo, a gente cria uma sensação de pertencimento”, disse.

Camelódromo

A grande conquista do projeto, construído por meio do diálogo com moradores e comerciantes da região, foi a inclusão do Camelódromo, buscando o fortalecimento econômico local. A inclusão da área comercial era uma demanda dos representantes da feira, que foi atendida pela Prefeitura. Ao todo, serão 206 boxes, mesmo número da estrutura atual, contando ainda com salas de administração e reunião e banheiros.

A proposta que incorpora todos os trabalhadores e trabalhadoras à nova praça permite que continuem no local, fomentando a geração de renda para cerca de 500 famílias, direta e indiretamente, que dependem do Camelódromo. 

O comerciante Alexandre Magno de Paula afirmou que acompanha de perto a construção do espaço, porque acredita na importância do diálogo. “Tudo pode ser dialogado. A gente está sentando novamente com a Prefeitura e buscando o diálogo. Acredito que vai ser possível chegar em consenso, porque a gente tá aberto a isso”, declarou. 

O administrador da Regional Eldorado, Gil Martins, lembrou que a construção do Boulevard resultará na requalificação urbana da área, o que representará a atração de mais pessoas para o centro comercial, potencializando a economia local. “Nosso encontro de hoje permite que a comunidade tenha mais um espaço de informação sobre o que a Prefeitura está fazendo e sobre qual é a importância dessa intervenção para a cidade, não só para o território do Eldorado. É um projeto que vai potencializar a economia local, que hoje é marcada por prestação de serviço e comércio”, disse.

Obras 

A construção do Boulevard Portugal segue em execução pela Prefeitura de Contagem. Como parte da nova etapa das intervenções, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs reabriu parte da rua Portugal, no encontro com a avenida José Faria da Rocha, no Eldorado, há duas semanas. A via foi recapeada, oferecendo mais segurança, conforto e qualidade de tráfego para os cidadãos. Assim, o trecho da rua foi reaberto para circulação de veículos. Ele estava fechado devido às intervenções na região. 

O Boulevard Portugal está localizado na rua Portugal, entre as interseções da avenida João César de Oliveira com a avenida José Faria da Rocha. Após a revitalização, a região estará readaptada e transformada em um ponto turístico de uso e ocupação dos moradores e moradoras, além dos visitantes. O local também sofrerá mudanças no trânsito, melhorando a circulação de veículos na região.

 

Notícia Principal - 06/10/2021, 19:35:14 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação