Prefeitura de Contagem realiza debate sobre educação no trânsito

Notícia Principal - 06/10/2021, 11:06:51 - Repórter:

A importância da educação no trânsito para construção de uma cidade e um trânsito mais seguros será o tema da próxima live da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem – Transcon. Os especialistas Agmar Bento e Ronaro Ferreira debatem o assunto, com a mediação da gerente de Educação para o Trânsito da autarquia, Fernanda Fajardo, nesta quinta-feira (7/10), às 19h. A transmissão acontece no YouTube e no Facebook da Transcon.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas. Os motivos vão desde a falta de atenção dos condutores até o desrespeito à legislação e o Brasil ocupa o quinto lugar entre as nações recordistas em mortes no trânsito. Em Contagem, foram registrados 2.276 acidentes com vítimas, apenas no ano de 2020. Isso significa que pelo menos seis pessoas se acidentaram no trânsito por dia.

A TransCon, responsável por gerenciar o trânsito de Contagem, realiza várias ações ligadas à educação, considerada fundamental para transformar o trânsito de uma cidade. No mês de maio, por exemplo, a autarquia adere às ações do “Maio Amarelo”, campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Enquanto em setembro, são realizadas atividades ligadas à Semana Nacional de Trânsito. Além disso, durante o ano todo, a Gerência de Educação para o Trânsito faz ações para engajar os cidadãos e conscientizá-los de que um trânsito seguro é dever de todos.

Os convidados

O geógrafo Agmar Bento possui mestrado em Geotecnia e Transportes e doutorado em Estudos de Linguagens. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Transportes do CEFET-MG, com pesquisas nas áreas de segurança e comportamento humano no trânsito.

Ronaro Ferreira é antropólogo e mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência. Foi membro da Câmara Temática de Educação do Contran. Atualmente é um Observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária e analista da BHTRANS.

 Série de lives

A transmissão desta quinta-feira faz parte de uma jornada de discussões, realizada pela Transcon, para formação de servidores e público externo em temas relacionados ao trânsito e transportes. Especialistas de diferentes áreas já participaram das lives, que acontecem de 15 em 15 dias, nas redes sociais da autarquia.

Desde julho, foram cinco transmissões, que debateram o Estatuto da Cidade, o Transporte a pé, os Corredores de Transporte e o Sistema Integrado de Mobilidade, o Ciclismo e a Mobilidade Urbana Sustentável.

 

Serviço:

Live Educação no trânsito

Data: 7 de outubro

Horário: 19h

Local: YouTube e Facebook da Transcon

Notícia Principal - 06/10/2021, 11:06:51 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação