Prefeitura entrega 38 cadeiras motorizadas aos usuários da reabilitação e zera fila de espera

Notícia Principal - 24/11/2021, 14:48:05 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

A manhã desta quarta-feira (24/11) começou com uma boa notícia para os usuários e usuárias de cadeiras de rodas de Contagem. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, entregou no Centro de Atenção Especializada – CAE Iria Diniz, 38 cadeiras de rodas motorizadas, assegurando o cuidado integralizado à Pessoa com Deficiência – PCD.

O investimento foi da ordem de R$ 190 mil. Com a entrega dos equipamentos, a Prefeitura zera a fila que estava represada desde 2020. Os beneficiados são em sua maioria tetraparéticos, que tem alguns movimentos preservados. Para receber a cadeira, o usuário deve estar dentro de critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Confira todos eles no final desta matéria. 

Com o diagnóstico de esclerose múltipla, Jussara Gabriela de Sales, 37 anos, moradora do Centro de Contagem, é usuária de cadeira de rodas há 5 anos. “Eu estou muito feliz por receber essa cadeira que significa para mim independência”, comentou ela ao se sentar na nova cadeira. A chegada da cadeira motorizada também foi comemorada pela mãe de Jussara, a aposentada, Geraldina de Fátima Sales, 67 anos. “Estou muito feliz. Eu sou idosa e onde moramos tem um morro para subir. No dia do pagamento dela, ela sempre diz que tem vontade de ir ao supermercado, o que deixava meu coração partido, já que eu não tenho condições de subir com ela. Mas graças a Deus agora vai poder fazer o que tem vontade”. 

O direito de ir e vir como condição para o bem estar da Pessoa com Deficiência – PCD também foi destacado pela prefeita Marília Campos presente no ato de entrega dos equipamentos. “Eu fico muito feliz em ver os benefícios realizados que tem um significado profundo na vida de vocês. Não só na vida daquele que precisa da cadeira, mas  também na vida daqueles que o rodeiam”. 

Os avanços conquistados na saúde municipal foram destacados pela chefe do Poder Executivo aos presentes. “Eu encaro essa ação não mais como uma ação, mas como resultado. Para que isso aconteça, a Unidade Básica de Saúde tem que funcionar! Tem que ter no posto de saúde médico, enfermeiro e administrativo. Hoje todos os postos de saúde de Contagem estão completos. Isso é importante porque quando o usuário/usuária vai lá e o profissional  encaminha para o serviço que for necessário, seja cirurgia no olho, seja para fazer um ultrassom ou mesmo um atendimento especial, o sistema funciona. Estamos com um olhar especial para a Atenção Básica e também para a urgência e emergência. Quando a gente fala que a porta de entrada é a UBS, isso é política pública. Política para quem precisa.  Precisa de uma consulta, de um exame, de uma cadeira. Isso aqui, a entrega desta cadeira, é um direito de vocês. É nessa perspectiva que vamos ganhar”.

O ganho de independência dos usuários da cadeira de rodas motorizada foi destaque na fala do vice-prefeito, que também é fisioterapeuta, Ricardo Faria. “A entrega tem grande alcance e importância na vida da Pessoa com Deficiência. Só eles sabem o que significa isso. Pois, favorece as atividades da vida diária, favorece a inclusão, a acessibilidade, dá dignidade para essas pessoas, permitindo uma cidadania melhor”, destacou. 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Contagem – CMSC, Willer Alves Reis, comemorou mais uma demonstração de força do SUS Contagem. “Mais uma vez é uma alegria do Controle Social estar presente em um momento como esse. Estivemos no comunicado sobre o Serviço Social Autônomo e, hoje, estamos aqui. Isso é uma demonstração para o Controle Social de que o SUS dá certo. Isso é gratificante para o Conselho Municipal de Saúde que estará sempre presente.”

Critérios para receber a cadeira de rodas motorizada

Segundo informações da referência técnica do Serviço de Reabilitação da Secretaria de Saúde, Mônica Tostes, os usuários e usuários atendidos na unidade chegam após serem encaminhados pelo profissional da Atenção Básica ou pelos profissionais que compõem a Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf.  “A porta de acesso é sempre a Atenção Básica que fará avaliação, indicação e posterior acompanhamento dos usuários. A Atenção Especializada é responsável por avaliar, medir, ajustar e capacitar o usuário para uso dos equipamentos”, explicou ela. 

Segundo documento do Ministério da Saúde, a cadeira de rodas motorizada será indicada somente às pessoas que apresentarem incapacidade de andar, ausência de controle de tronco, cognição, audição e visão suficientemente preservados , condições ambientais favoráveis para o manejo do equipamento, e uma das seguintes condições abaixo:  diminuição ou ausência de força muscular de membros superiores que impossibilite a propulsão manual, ou ausência de membros superiores, ou rigidez articular que impeça a realização ativa de propulsão da cadeira de rodas. 



Notícia Principal - 24/11/2021, 14:48:05 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação