Prefeitura de Contagem, Ciemg e Fiemg firmam cooperação técnica para o desenvolvimento econômico do município

Desenvolvimento Econômico - 27/09/2021, 16:31:53 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

O desenvolvimento socioeconômico, a melhoria do ambiente de negócios, a constituição de um ecossistema de inovação, a atração de investimentos e o fortalecimento das cadeias produtivas constituídas no município de Contagem ganharam hoje um importante instrumento de apoio.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, acompanhada do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, assinou, na manhã dessa segunda-feira (27), um termo de cooperação técnica entre o município e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – Ciemg, o Serviço Social da Indústria – Sesi, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai e o Instituto Evaldo Lodi – IEL / MG.

A assinatura do termo foi feita durante a 1ª reunião do Conselho Estratégico do Ciemg, composto por dirigentes locais e por técnicos tanto do Ciemg quanto da Fiemg, com o objetivo de fortalecer o seguimento empresarial, mas também apoiar o desenvolvimento econômico de Contagem.

Integram o conselho representantes de seis empresas instaladas no município: Belgo Bekaert, Benassi Minas Exportações e Importações, Delp Engenharia Mecânica, Esab Indústria e Comércio LTDA, Encel Engenharia de Construções Elétricas e a Iochpe-Maxion S.A.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou a importância do conselho estratégico. “Esta iniciativa consolida mais um espaço de aproximação entre o poder público e a iniciativa privada, para fortalecimento dos diálogos necessários ao desenvolvimento econômico e social do município”, disse.

Para o termo de cooperação, a chefe do Poder Executivo empenhou a participação de toda sua equipe de secretários para debater, junto à Ciemg, a formulação de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento da cidade.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou na assinatura do termo de cooperação técnica e o início de uma ampla parceria para simplificação de instalação de novos empreendimentos em Contagem. “Temos que facilitar a vida de todos os interessados em investir em Contagem. Temos que aprofundar o debate e retirar apontamentos para a execução de melhorias no ambiente de negócios no município. Da mesma forma, debateremos como o setor produtivo como melhorar a vida do cidadão de Contagem, pela geração de emprego e renda de forma sustentável”.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, destacou os principais eixos do termo de cooperação. “Esse termo de cooperação abrange várias frentes de trabalho. Os seis principais eixos desse documento são a atração de novos investimentos para Contagem, a retenção dos empreendimentos já instalados no município, a formação de um ecossistema de inovação tecnológica, atuação conjunta para a revitalização dos distritos industriais – começando pelo Parque Industrial Juventino Dias – a automação e modernização dos processos de licenciamento, bem como difundir atividades de responsabilidade social e inclusão produtiva. A soma de forças entre a iniciativa privada e o poder público que hoje foi pactuada faz desse dia um marco histórico para a cidade”, concluiu.