Prefeitura celebra encontro pelo aniversário da Guarda Civil e acolhe demandas da categoria

Defesa Social - 08/10/2021, 17:59:40 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Em razão das celebrações pelo aniversário de 16 anos, a Guarda Civil de Contagem realizou encontros entre os seus integrantes e os gestores da Prefeitura, na quarta (6/10) e quinta (7/10). Nas ocasiões, a trajetória da Guarda foi enaltecida e as demandas dos servidores foram apresentadas.  

Abrindo as solenidades, o comandante Edson Luiz da Silva expressou o orgulho que tem em fazer parte da corporação desde sua criação, em 2006, e celebrou a oportunidade de dialogar com a gestão municipal, o que evidencia a relação próxima do governo com os servidores.

“Me sinto orgulhoso por ser um dos precursores da primeira turma da Guarda, em 2006. Acho que temos muito o que comemorar. A caminhada foi muito árdua, mas, marcada por muitas conquistas. Celebramos esta oportunidade de estar aqui e conversar com os gestores da Prefeitura. Sabemos que o diálogo é uma característica marcante para vencermos os desafios. A esperança prevalece!”.

A prefeita Marília Campos, que esteve presente nas duas agendas comemorativas, destacou o importante trabalho executado pela corporação em momentos cruciais, como as enchentes provocadas pelas chuvas no início de 2021, e a pandemia, por meio da Patrulha “Pacto Pela Vida”, com atuação determinante para que a cidade enfrente com êxito a crise sanitária.

“Quero agradecer a Guarda Civil pelo excelente trabalho. Não posso deixar de falar sobre o papel da Guarda durante o período chuvoso no início do ano, quando as enchentes aconteceram, e também do suporte dado pela Patrulha ‘Pacto Pela Vida’. Vocês são reconhecidos como autoridade, as pessoas se sentem amparadas com a presença da Guarda nas ruas. Compromisso e dedicação definem esta corporação”, ressaltou.

 A secretária de Defesa Social, Paola Soares, pontuou a importância de se estabelecer a identidade da Guarda Civil no contexto da municipalização da segurança pública. “No Estado Democrático de Direito, o exercício de atividade policial é pautado pelo respeito”.

A chefe da pasta reforçou ainda a disponibilidade do governo em trabalhar para o crescimento da categoria. “A gestão está focada em ajudar, contribuir e construir uma política municipal de segurança e prevenção. Precisamos ter políticas de governo que respondam aos problemas da cidade. Quero ressaltar o quanto a Guarda foi bem avaliada pelo trabalho da Patrulha “Pacto Pela Vida” no relatório do Comitê de Fiscalização do Município de Contagem – Comfisc”, concluiu.

Planos para 2022

Uma das maiores demandas apresentadas pelos representantes da Guarda para os gestores da Prefeitura de Contagem foi a necessidade de um plano de carreira para a categoria, além de reposição salarial. A prefeita Marília Campos esclareceu as dificuldades da administração pública em 2021, diante da pandemia e, inclusive, as determinações da Lei Complementar 173, publicada em 27 de maio de 2020, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2  (Covid-19).

Segundo a lei, são necessárias medidas para o reequilíbrio das finanças públicas da União, Estados e Municípios para enfrentarem a pandemia causada pela Covid-19. “Infelizmente temos uma limitação por lei até o final desse ano. Mas, o nosso compromisso é atender a demanda a partir de 2022″, ponderou.

Participaram também das cerimônias o secretário de Governo, Pedro Amaral; a subsecretária de Prevenção e Segurança da Secretaria de Defesa Social, Daniela Tiffany, e a subcomandante da Guarda, Anita de Carvalho, além de membros da corporação.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Reunião com a Guarda Municipal

Defesa Social - 08/10/2021, 17:59:40 - Repórter: - Foto: Luci Sallum/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação