Prefeitura apresenta proposta de ampliar serviços de saúde mental no município a partir da reestruturação da UPA Sede

Notícias - 23/10/2021, 19:07:55 - Repórter: e - Foto: Janine Moraes/PMC

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, apresentou em reunião com funcionários da unidade, na última semana, a proposta de transformar a UPA Sede, que atualmente funciona como unidade de internação para pacientes pós Covid-19, em uma estrutura da Rede de Atenção Psicossocial, com espaço totalmente reformado e adaptado.

O projeto tem como base os estudos e análises técnicas sobre a necessidade da criação de um serviço de saúde mental que atenda melhor à população da cidade. Foi constatado ainda que fluxo de usuários na UPA Sede está abaixo do que é estabelecido como meta pelo Ministério da Saúde.

Os dados compilados pela SMS demonstram o aumento expressivo da fragilização emocional das pessoas com a pandemia da Covid-19. A perda de familiares e amigos, bem como o isolamento social, impactam no cotidiano e elevam a vulnerabilidade social de comunidades inteiras. Para solucionar esse diagnóstico e promover o bem-estar biopsicossocial da população, é imprescindível investimentos e novas políticas públicas voltadas para o acolhimento e cuidado da saúde mental de todos.

O secretário de Saúde, Fabrício Simões, explicou que para garantir atendimentos psicológicos nas Unidades Básicas de Saúde -UBS e promover melhorias nas estruturas físicas dos serviços de saúde mental do município é preciso tratar essas questões com prioridade. “A UPA Sede, que é um equipamento bem estruturado, está direcionada há quase dois anos para pacientes pós Covid-19. Sendo assim, temos um entendimento que precisamos revocacionar esse equipamento para um outro serviço e há uma demanda grande em Contagem por outros, que também são importantes, como a ampliação da Rede de Saúde Mental. Criar espaços de oficinas terapêuticas de arte e ter um olhar humanizado para os serviços da saúde mental é fundamental neste momento”, afirmou.

Contagem está construindo e vai inaugurar duas novas UPAs, sendo uma na região Nacional e outra, a Monte Cristo, na região Industrial. Além disso, outras quatro unidades em funcionamento (JK, Ressaca, Petrolândia e Vargem das Flores) já atendem as demandas da UPA Sede.

A diretora de Saúde Mental de Contagem, Bárbara Ferreira, pontuou que a cidade tem uma rede robusta de saúde mental, mas que ela passa por desafios de ampliação e melhoria dos equipamentos. “Muitos dos serviços funcionam em casas alugadas, com pouco espaço, impossibilitando um maior leque de oferta de serviços importantes no que se pretende em termos de cuidado em saúde mental. Estamos pensando em criar um novo serviço que é a Acolhida de Moradia Transitória, que funcionaria acoplada a este novo equipamento onde é a UPA Sede, voltada para pessoas socialmente vulneráveis, com o objetivo de ajudar essas pessoas a serem reinseridas no meio social”, destacou.

A ideia é que este novo equipamento tenha ainda uma articulação com outras secretarias para a criação de oportunidades de inclusão das pessoas com sofrimento mental no mercado de trabalho e de forma geral, sua reinserção na sociedade.

Notícias - 23/10/2021, 19:07:55 - Repórter: e - Foto: Janine Moraes/PMC