Prefeitura debate parceria com a Penitenciária Nelson Hungria para potencializar horta institucional

Defesa Social - 22/11/2021, 12:50:33 - Repórter: - Foto: Carlos Vieira/PMC

A Prefeitura de Contagem avança em sua política de segurança alimentar, nutricional e agroecologia, buscando efetivar um novo projeto de agricultura urbana junto ao Complexo Penitenciário Nelson Hungria. Em visita técnica ao local, na última quarta-feira (17/10), as secretárias de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão; e a subsecretária de Assistência Social, Gláucia Lucas, e o diretor do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, José Fábio Piazza Júnior discutiram estratégias conjuntas para a o desenvolvimento e ampliação de uma horta institucional já existente na unidade. 

O intuito é agregar a atividade às demais ações de promoção da segurança alimentar e nutricional, ampliando a sua capacidade produtiva e a participação de indivíduos privados de liberdade na atividade agrícola. Os alimentos colhidos na horta, em parte, serão doados ao Banco de Alimentos do município para ações de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Viviane França destacou ganhos para o município com a nova política. “Estamos iniciando uma parceria que reverterá muitos benefícios para a cidade. Além de poder integrar a ressocialização, garantirá a distribuição de alimentos à população atendida pela assistência social de Contagem”, declarou.

O diretor do complexo falou da relevância do projeto com o apoio municipal e considerou, além do impacto sustentável, os impactos sociais positivos a partir da atividade. “É uma oportunidade de parceria para o desenvolvimento da horta da penitenciária, que entendemos como de extrema relevância, não só para a ressocialização dos indivíduos presos, mas também para a questão do desenvolvimento social do município, haja vista que parte dos produtos serão doados ao Banco de Alimentos Municipal e a gente, dessa forma, pode contribuir melhor com o município e as obras sociais existentes”, afirmou.

O projeto segue em discussão com as instâncias competentes para implementação.

Também participaram da visita a superintendente de Segurança Alimentar, Cida Miranda e assessores das respectivas pastas envolvidas no projeto.

Defesa Social - 22/11/2021, 12:50:33 - Repórter: - Foto: Carlos Vieira/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação