Comitiva da Prefeitura de Contagem visita parque fabril da Tecnowatt

Desenvolvimento Econômico - 12/08/2021, 18:24:16 - Repórter: - Foto: Janine Moraes

A diretoria da empresa Tecnowatt Iluminação apresentou à prefeita de Contagem, Marília Campos, na manhã dessa quinta-feira (12), as novas adequações do seu parque fabril. A chefe do Poder Executivo estava acompanhada do secretário municipal Desenvolvimento Econômico, René Vilela, responsável pela articulação das agendas institucionais entre a Prefeitura e o setor produtivo da cidade.

Fundada em 1967 e com mais de 50 anos de operação no município, a Tecnowatt tem dois espaços de produção, ambos situados no Cinco (Centro das Indústrias de Contagem); em um deles fabrica-se luminárias, no outro, tomadas elétricas e relés fotoelétricos. A companhia ocupa uma área total de cerca de 8 mil metros quadrados. Em 1999, a companhia foi adquirida pelo Simon Holding – grupo espanhol, liderado pela quarta geração da família fundadora da empresa, presente em 90 países.

O diretor Financeiro da companhia, Wellington Calazant, exemplificou a inserção da empresa no mercado pelo próprio processo de sua aquisição pelo grupo espanhol. “Somos referência na qualidade, na tecnologia e no designer dos nossos produtos. Essa percepção de mercado foi o que chamou a atenção da Simon Holding. Também temos uma marca forte, a Tecnowatt. Em fusões assim é natural que a empresa que foi comprada incorpore o nome da organização da compradora. No nosso caso, não”, disse.

A empresa atravessa um bom momento econômico. Em 2019, houve um incremento de 100% da contratação de mão de obra, para dar conta da produção que fora contratada. O que era para ter sido uma contratação apenas temporária, se concretizou na fixação de 40% dessa força de trabalho. A maior parte dela de moradores da cidade. É o que explica o diretor técnico da empresa, Emerson Cardoso. “Temos uma política de recrutamento que privilegia a contratação de moradores do município. Para garantir qualidade de vida deles, ainda melhor que nossos servidores morem na região”, destacou. A Tecnowatt opera com cerca de 200 postos de trabalho. Desse total, de 45% do quadro de funcionários é composto por mulheres.

Anualmente, a empresa gera cerca de R$ 13 milhões em tributos.

A Tecnowatt iluminação também é especializada em projetos luminotécnicos. Tendo atuado no projeto de iluminação da rodovia Tamoios (SP), na Avenida Transolímpica (RJ), Avenida dos Holandeses (MA), no Santuário São Judas Tadeu (MG), entre outros. Ela está entre as cinco principais empresas do setor no país. “Em essência, esse é o nosso modelo comercial”, explicou Cardoso, “a maior parte dos nossos produtos não é feita para estoque ou exposição em prateleiras. Os produtos são produzidos a partir da contratação direta para um projeto”.

Em 2017, apesar de terem registrado um ano abaixo das projeções, a matriz resolver investir na modernização do parque fabril situado no município. Antes, os projetos privilegiavam lâmpadas comuns. Com a mudança, passaram a se especializar em projetos com tecnologia de iluminação de LED. Também foram feitas mudanças para adequação à linha global de qualificação do ambiente de trabalho para os colaboradores da Tecnowatt.

A prefeita Marília Campos destacou a história da empresa com a cidade. “Ela está há muito tempo em Contagem. Abastece o mercado interno, mas também é responsável por grande exportação. Produto de muita qualidade e que hoje estabelece uma relação direta com os municípios, que antes não era possível. Dessa forma, abre-se a possibilidade do município adquirir diretamente dessa empresa, através de processos licitatórios. Lâmpadas de LED, por exemplo”, avaliou a prefeita.

Marília também achou produtivo o encontro pela oportunidade de discutir parcerias de recrutamento de trabalhadores e de qualificação profissional. “Conhecer as empresas da cidade é sempre muito bom”. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, concluiu apontando para os ganhos de parcerias futuras entre a prefeitura e a Tecnowatt. “É uma companhia que tem tudo para contribuir com projetos inovadores e pioneiros, associados ao ecossistema de inovação do município, quem vem sendo conduzido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico”.

Repórter Guilherme Jorgui

Desenvolvimento Econômico - 12/08/2021, 18:24:16 - Repórter: - Foto: Janine Moraes

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação