Pesquisa de satisfação mostra que o atendimento da Ouvidoria Municipal é recomendado por 88,9% dos cidadãos 

Controladoria Geral - 25/05/2021, 11:11:39 - Repórter: - Foto: Fábio Silva

O atendimento da Ouvidoria Geral do Município (OGM) é recomendado por 88,9% dos cidadãos que acessaram o serviço, segundo a pesquisa de satisfação realizada pelo órgão, entre abril e maio deste ano.  Além disso, 77,8% dos usuários consideraram o atendimento da OGM como excelente e ótimo; 13%, bom e apenas 9,3% como ruim.

A pesquisa identificou também que 57% das manifestações foram geradas em decorrência da pandemia da Covid-19, com denúncias e reclamações de festas e atividades comerciais irregulares. Com isso, a colaboração da população contribuiu para o patrulhamento da equipe “Pacto pela Vida”, que interrompeu o funcionamento de várias festas irregulares, além dos comércios que insistiam em descumprir os protocolos sanitários. Dúvidas em relação aos decretos de funcionamentos, também estão entre os temas mais acessados pela população.

De acordo com o órgão, os indicadores comprovam a eficácia da gestão, baseada no conceito de relacionamento direto entre a Prefeitura e a comunidade.

A reformulação dos canais de atendimento, assim como a criação de uma cultura de qualidade, dando maior transparência ao acompanhamento das manifestações, além da redução do tempo de resposta, também estão entre as medidas aprovadas pela população que acessou o serviço.

Além dos canais tradicionais – e-mail, telefone, atendimento pessoal ou via internet – a implantação do contato via WhatsApp também contribuiu para agilizar os atendimentos, assim como as ações de repostas da Prefeitura. Contudo, em 2021 foram acolhidas pela OGM, 3.210 manifestações.

“A ideia da ouvidoria é promover estratégias eficazes para escuta do cidadão, não apenas recebendo as manifestações por meio dos canais de acesso, mas também buscando informações por outros meios para subsidiar a gestão na busca de políticas públicas para melhoria das condições de vida do povo de Contagem”, reforça o ouvidor municipal, Giuseppe Gazzinelli.

Ouvidoria mais próxima da população 

Para os próximos anos, a ouvidoria pretende implementar o serviço itinerante, onde o cidadão, de qualquer ponto da cidade, poderá registrar reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios sobre os serviços prestados por órgãos públicos municipais, diretamente com o ouvidor municipal. Além disso, o órgão trabalha pela implantação de um aplicativo específico para o registro das manifestações. Outra novidade prevista é a criação de uma ouvidoria especializada da Guarda Civil.

Serviço 

O atendimento da ouvidoria pelo WhatsApp é realizado entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. A comunicação não respondida em tempo ou que for feita fora do horário, contudo, não ficará sem resposta, ocorrendo no dia útil seguinte.

WhatsApp: (31) 97306-5261

O órgão também disponibiliza o atendimento presencial das 9h às 16h. Neste caso é importante observar o protocolo de funcionamento que pode variar, de acordo com a evolução da pandemia na cidade.

Endereço da OGM:  avenida João Cesar de Oliveira, nº 6.620, Novo Eldorado.

Telefone: (31) 3391-1061 

E-mail: ouvidoria.cidadao@contagem.mg.gov.br

Sistema E-OUVhttp://ouvidoria.brazilsouth.cloudapp.azure.com/ouvidorias/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx

Controladoria Geral - 25/05/2021, 11:11:39 - Repórter: - Foto: Fábio Silva

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