Perto de completar 100 anos, aluna do Pratica Contagem se torna inspiração e mostra resultados do programa

Notícias - 17/09/2021, 14:18:51 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

O compromisso da Prefeitura de Contagem de cuidar das pessoas vem gerando frutos nestes nove primeiros meses de governo. Um exemplo tocante do quanto o trabalho desenvolvido pela atual gestão tem impactado positivamente a população é a história da Lenir de Oliveira, que está prestes a completar 100 anos e é aluna assídua do Projeto ‘Pratica Contagem’, desenvolvido por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

A quase centenária ganhou o apelido de “dona Helena” há mais de 50 anos, quando se mudou para Contagem em busca de melhores oportunidades para a família. Ela é costureira por profissão e uma dedicada aluna do núcleo ‘Pratica Contagem’ no Parque Ecológico do Eldorado.

As atividades ao ar livre todas as terças e quintas-feiras mudaram a vida de dona Helena, trazendo mais saúde e disposição, como ela mesmo diz. Além do benefício no corpo, ela teve também ganhos emocionais, já que fez várias amizades na turma de ginástica e se tornou o xodó das colegas de treino.

“Eu me sinto muito bem, eu nasci de novo quando comecei a fazer ginástica. Eu andava arrastando o chinelo, tinha dificuldade de descer escadas. Agora se precisar dar uma corrida boa eu dou. Senti muita falta durante a pandemia, porque tenho muitas amigas aqui, era muito bom conviver com todos e agora que voltou estou muito feliz. Se não tive depressão é graças a esse projeto, as aulas, as atividades e as companhias que tenho aqui. Eu vivi de novo, estava morta e agora voltei pra vida”, relatou.

Além de não abrir mão das aulas do ‘Pratica Contagem’, Helena gosta de fazer várias outras atividades como pintura, cuidar das plantas que cultiva em casa e usar o talento que lhe serviu de ofício durante toda a vida para ajudar pessoas. Ela, que sempre trabalhou e ajudou a sustentar os filhos com a costura, hoje produz roupas para doar às famílias necessitadas.

“Me sinto jovem, gosto de ter uma vida ativa. Cuido muito da minha saúde, trabalho até hoje, cuido das minhas plantas, costuro, bordo, faço pintura, crochê e toda a lida de casa, e faço roupas para ajudar a quem não tem o que vestir”, disse.

Com energia e saúde para dar e vender, Helena inspira os instrutores  e os alunos do núcleo localizado no Parque Ecológico do Eldorado. A professora Bárbara Maria conta como a veterana foi acolhida e contagia os colegas durante as aulas.

“A Helena sempre está presente nas aulas e é o amuleto das meninas, todo mundo conhece, ela participa dentro das limitações dela, está sempre presente e é muito querida. Ela é uma inspiração para todos, pela idade, pela força que tem, a alegria, ela conversa com todos, está sempre de bom humor e sempre que  vai (às aulas) todo mundo fica feliz com a presença dela”, contou.

Socialização

As aulas do ‘Pratica Contagem’ são uma excelente oportunidade de interação, quando histórias de vida se cruzam e surge muita identificação entre os participantes. Este aspecto fundamental é destacado pela professora Bárbara, além da importância de incluir a prática de atividades físicas na rotina.

“A gente reforça a importância de se manter fisicamente ativo, fazer uma atividade e de socializar também, principalmente neste momento que estamos vivendo, com uma necessidade de ter esse contato, interagir e se movimentar”, ressaltou.

Uma das marcas de Helena é a gentileza com que sempre trata as pessoas e o bom humor. A aluna símbolo do ‘Pratica Contagem’ reforça como o ambiente proporcionado pelo projeto da Prefeitura trouxe diversos benefícios. Um recado relevante para as gerações mais jovens também foi deixado por ela.

“A gente tem que conviver com as pessoas e aqui as meninas têm muito carinho por mim e isso me vale muito. Isso me alimenta e me ajuda a ficar bem na minha idade. Todo mundo deve cuidar mais da saúde e ter bom humor. Eu nunca estou com raiva, nada me irrita e estar aqui no parque me deixa assim, mais bem-humorada. As pessoas precisam encontrar coisas pra fazer que trazem essa alegria, a gente precisa sorrir mais”, concluiu.

Como participar

Para participar das aulas gratuitas, basta fazer a inscrição no núcleo mais próximo de casa. Uma ficha disponibilizada pelos professores deve ser preenchida. De acordo com a secretaria, o número de vagas depende da estrutura de cada espaço, mas cada turma e horário deve ter uma média de 25 alunos para não haver aglomerações e respeitar os protocolos sanitários impostos pela pandemia. O número de alunos poderá ser maior se o local for amplo, aberto e arejado.

Regional Sede

Praça Cláudio Lúcio Campos / praça do Curumim

Próximo ao Conjunto Habitacional Costa Silva, bairro Bernardo Monteiro, Contagem

Dias: terças e quintas-feiras

Horários: 7h às 8h / 8h às 9h

Professores: Bárbara Maria e Priscila Rodriguez

Praça Tancredo Neves, em frente à Prefeitura de Contagem

Rua Domingos Diniz Moreira, bairro Camilo Alves

Dias: segundas e quartas-feiras

Horários: 7h às 8h / 8h às 9h

Professores: Bárbara Maria e Priscila Rodriguez

Regional Riacho

Ginásio Poliesportivo Riacho

Rua Rio Paraopeba, 1.200 – Riacho das Pedras

Dias: segundas e quartas-feiras

Horários: 7h às 8h / 8h às 9h

Professor: Bárbara Vitória e Ana Carolina Roque

Ginásio Poliesportivo Califórnia

Avenida Francisco Firmo de Matos – Eldorado

Dias: terças e quintas-feiras

Horários: 7h às 7h40 / 7h50 às 8h30

Professores: Weverton Breno e Allan Pedro Duarte

Regional Eldorado

CSU Eldorado

Rua Senegal, 229 – Eldorado

Dias: segundas e quartas-feiras

Horários: 7h às 8h / 8h às 9h

Professores: Weverton Breno e Allan Pedro Duarte

Regional Industrial

Centro Social Urbano – CSU Amazonas

Rua Tiradentes – Industrial

Dias: terças e quintas-feiras

Horários: 7h às 8h / 8h às 9h

Professores: Bárbara Vitória e Ana Carolina Roque

Regional Nacional

Parque Amendoeiras

Rua Turfa, 301 – Pedra Azul

Dias: Terças e quintas-feiras

Horários: 7h às 8h / 8h às 9h

Professor: Jean Porto

Regional Ressaca

Praça do Divino, próximo antigo Ciretran

Avenida Fernão Dias – Jardim Laguna

Dias: segundas e quartas-feiras

Horários: 7h às 8h/ 8h às 9h

Professor: Jean Porto

Regional Petrolândia

Ginásio Poliesportivo Tropical

Rua Quarenta dois – Tropical

Dias da semana: Terças e quintas-feiras

Horários: 7h às 8h / 8h às 9h

Professores: Augusto César e Cécio César

Regional Vargem das Flores

Praça do Skate

Rua Vp2 – via principal, s/n – Nova Contagem

Dia: segundas e quartas-feiras

Horários: 7h às 8h / 8h às 9h

Professores: Augusto César e Cécio César

Informações: (31) 3352-5357

Secretaria de Esportes e Lazer

Setor: Diretoria de Programas e Projetos

Responsável: Katia Prandini (coordenação)

Fixo: 3911- 4936

E-mail: katia.prandini@contagem.mg.gov.br

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

 

Pratica Contagem - Elenir de Oliveira - 17/09/2021

Notícias - 17/09/2021, 14:18:51 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação