Pediatra alerta para aumento de casos de gastroenterite viral e dá dicas para evitar doença

Notícias - 10/09/2021, 16:55:22 - Repórter: - Foto: Divulgação

Com a chegada do calor, além de outros fatores, aumentam os casos de gastroenterite viral. No Centro Materno Infantil de Contagem – CMI o número de pais com crianças que chegam em busca de atendimento para este tipo de tratamento aumentou consideravelmente nos últimos 20 dias.

Segundo a pediatra Alessandra Cordeiro foi observado um crescimento substancial do número de crianças que foram atendidas com quadros de gastroenterite viral.

“A gente observou no último mês um aumento no número de crianças no setor não respiratório, com quadro de dor abdominal, vômito, diarreia. Tivemos esse aumento. Não sei precisar quanto, mas hoje 80% das crianças que chegam à maternidade estão com esse quadro”, detalhou.

De acordo com Alessandro Cordeiro, as idades das crianças que precisam de atendimento médico variam entre nove meses de vida até 10 anos de idade.

“As gastroenterites têm predominância na época do verão, essa não é a época mais favorável, mas teve aumento considerável. Teve antecipação. Ainda não estamos no verão, mas o calor atual ajuda a aumentar os casos”, acrescentou.

Como saber se devo levar meu filho ao médico?

O questionamento que os pais estão fazendo neste momento é quando se torna necessário buscar ajuda de um especialista. Segundo Alessandra, alguns sinais devem ser observados e, caso algum deles apareça, deve se levar a criança ao pediatra imediatamente.

“Para levar ao pronto atendimento há alguns pontos importantes que devemos observar: se a criança está muito prostrada, com o corpo muito mole, se ela estiver com febre há mais de três dias, também são sinais importantes. É essencial analisar a questão da desidratação, se a criança chora e não sai lágrima, ou seja, apresenta sinal de desidratação, boca seca, não fazer xixi direito por longas horas, é importante estar atento. Se a criança faz vômito direto e não consegue nem beber água, é importante levar ao pediatra”, observou.

A gastroenterite é uma doença que causa inflamação do estômago devido a um vírus. A transmissão ocorre por via fecal-oral, também pelo consumo de água ou alimentos contaminados pelo vírus ou em contato com superfícies contaminadas.

Como evitar
– Lavar e manter as mãos limpas
– Cobrir nariz e a boca com lenços de papel quando espirrar ou tossir
– Evitar partilhar talheres e utensílios e mantê-los sempre limpos
– Evitar partilhar toalhas
– Armazenar alimentos de maneira adequada
– Guardar os alimentos cozidos durante o mínimo de dias
– Separar os alimentos crus dos alimentos cozidos
– Evitar o contato com pessoas que apresentem sinais de diarreia

Repórter Marcellus Madureira

Notícias - 10/09/2021, 16:55:22 - Repórter: - Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação