Patrulha Pacto pela Vida faz balanço positivo das ações realizadas nos nove meses de atuação

Defesa Social - 07/10/2021, 12:12:07 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/ PMC

Representantes da Prefeitura, da Polícia Militar e do Ministério Público de Minas Gerais, que integram a “Patrulha Pacto pela Vida”, participaram nesta quarta-feira (6/10), de uma reunião de balanço das ações realizadas desde janeiro. 

A secretária de Defesa Social, Paola Soares, explicou para os presentes que a partir de agora a “Patrulha Pacto pela Vida” passará por uma adequação devido à redução dos índices epidemiológicos, avanço da vacinação e maior flexibilização das atividades econômicas no município. “Nós fomos nos adequando de acordo com as diversas fases da pandemia. A pandemia não acabou, mas diante do cenário atual estamos apresentando nossos projetos e resultados ao longo dos quase dez meses de atuação, e a rede será reduzida”. 

Segundo a secretária, a ideia era combater e reduzir o índice de transmissão da Covid-19, causada por aglomerações. “Tivemos muito êxito nessa tarefa. Nesse momento, estamos fazendo o balanço e reajustando as ações, deixando claro que a rede montada permanece e poderá ser acionada a qualquer momento caso seja necessário”, concluiu. 

Ao longo dos últimos nove meses, a Patrulha fez um total de 3.962 ações de fiscalização, sendo a Regional Eldorado a com o maior número de ocorrências, seguida pela Sede e Nacional. De acordo com os dados extraídos das denúncias registradas pela Guarda Civil, Polícia Militar e equipes de fiscalização, 1.186 estabelecimentos estavam regulares. Foram emitidas 670 notificações, 44 estabelecimentos multados, 150 embargos e 133 interdições. A Patrulha também atuou na desmobilização de 56 festas e eventos clandestinos realizados entre janeiro e setembro, com público de até mil pessoas. 

A prefeita Marília Campos participou do encontro, agradeceu os esforços de todos no sucesso da “Patrulha Pacto pela Vida” e falou da importância do encontro. “Eu queria agradecer a vocês por essa integração, participação e pelo compromisso que tiveram nesse maior enfrentamento que foi a pandemia no nosso município. É importante estarmos aqui celebrando todo esse trabalho realizado”. 

Representando o Ministério Público, a promotora de justiça da Defesa da Saúde, Giovanna Carone Nucci Ferreira, ressaltou o sucesso da parceria intersetorial no combate à pandemia. 

Para finalizar, o tenente-coronel Murilo César, comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar, afirmou que a integração entre os órgãos foi essencial para alcançar os objetivos impostos. “Podemos falar que os êxitos conquistados pela Patrulha foram de suma importância para atingir nossos objetivos que são a preservação de vidas, manter a ordem pública e, de forma direta, colaborar para que a pandemia não avançasse”, declarou. 

A “Patrulha Pacto pela Vida” faz parte das ações da Campanha “Pacto pela Vida”, lançada no início do ano, para fortalecer as ações de conscientização e fiscalização, durante a pandemia da Covid-19. 

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS

Encerramento do Projeto Pacto Pela Vida - 06/10/2021

Defesa Social - 07/10/2021, 12:12:07 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/ PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação