Participação popular marca início das pré-conferências de revisão do Plano Diretor em Vargem das Flores e no Eldorado

Desenvolvimento Urbano - 25/09/2021, 16:13:56 - Repórter: - Foto: Fábio Silva / PMC

Abertura da IV Pré-Conferência de Desenvolvimento Urbano na Regional Vargem das Flores

 

Neste sábado (25/09), duas regionais de Contagem promoveram em seus territórios a IV Pré-Conferência de Política  Urbana que tem como objetivo debater o Plano Diretor da cidade e propor sua revisão.  A prefeita Marilia Campos participou da abertura dos trabalhos na regional Vargem das Flores e ao final da manhã, esteve presente na Pré-Conferência da Regional Eldorado realizada na Secretaria de Educação Municipal, no bairro Santa Cruz Industrial.

Na Regional Vargem das Flores, a maior em termos territoriais, com 20 bairros, segundo informações da organização foram aproximadamente 130 participantes inscritos. Realizada na Escola Municipal Ana Guedes, estavam presentes o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Isnard Monteiro Horta, que é também presidente da IV Conferência Municipal de Política Urbana, e o administrador Regional local, Wander Batista Silva.

Aos presentes, a prefeita falou sobre a importância da participação popular para melhorar o planejamento da cidade. “A expectativa é que vocês participem dando contribuições necessárias para que a gente possa dar um novo rumo para Contagem com desenvolvimento, mas garantindo também o respeito as questões ambientais que são muito caras para todos nós”.

As pré-conferências regionais são convocadas pelo Conselho Municipal de Política Urbana e realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Elas são espaços em que a população vai discutir as questões mais importantes para a cidade e para sua regional, além de eleger os delegados que votarão as propostas que vão compor o Novo Plano Diretor de Contagem durante a realização da Conferência Municipal de Política Urbana.  Essa é prevista na legislação municipal e é definida como a principal instância participativa do processo de monitoramento da política urbana.

A Pré-Conferência da Regional Eldorado tinha aproximadamente 68 inscritos e contou com a presença da subsecretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Luciane Mitraud,  e do administrador regional, Gil Martins.

“Quando fui prefeita nos dois mandatos nós fizemos duas revisões no Plano Diretor. Nós procuramos através da participação popular construir uma legislação com as propostas aprovadas na conferência que ordena o desenvolvimento, a ocupação do território. Foram legislações importantes que avançaram e respeitaram, havendo uma conciliação entre o desenvolvimento econômico com o meio ambiente e a qualidade de vida”, disse Marília no evento do Eldorado.

Ela destacou que em sua opinião a última revisão do Plano Diretor realizada no governo passado representou um retrocesso muito grande. “Retrocesso porque faz da cidade de Contagem uma cidade não apenas para atender as demandas da população de Contagem, mas de outras cidades. E o estímulo que este último Plano Diretor aprovado provocou foi a construção de moradias, um adensamento populacional, para atender demanda de outras cidades que não tem terras para construir. E o pior, autorizando construir em locais sem nenhuma infraestrutura. Isso faz com que a cidade fique mais cara, trazendo prejuízo ao meio ambiente. Foi isso que o último Plano Diretor fez”.

Segundo a chefe do Executivo, o trabalho das pré-conferência é grande. “Nossa tarefa é pensar uma cidade que tenha desenvolvimento e que seja sustentável e que através das propostas que vamos implementar ela garanta qualidade de vida à nossa população.”

Balanço

A prefeita terminou sua visita a pré-conferência da regional Eldorado fazendo um balanço das ações do governo em algumas áreas até o momento. “Nestes oitos meses de nosso governo minha equipe e eu, juntamente, com a Câmara estamos fazendo uma arrumação. Só de projetos enviados (para o Legislativo) pelo Executivo foram 21. Negociamos e retomamos obras.”

Ela também destacou a reestruturação das regionais para que possam estar mais perto da população. “Investimos nas administrações regionais, as reestruturando, trazendo-as para mais perto da população para acolher as demandas e ajudar no processo de planejamento e de intervenção do Executivo. As mudanças também estão sendo feitas nos Conselhos Municipais, que estão sendo retomados e organizados, pois estavam parados. Vamos fazer, inclusive, a formação de conselheiros para que as pessoas tenham condição de participar de fato”.   

Estavam presentes nas pré-conferências os vereadores Zé Antônio (PT) e Moara Saboia (PT), que é a líder de governo na Câmara Municipal.

Desenvolvimento Urbano - 25/09/2021, 16:13:56 - Repórter: - Foto: Fábio Silva / PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação