Para prevenir enchentes e deslizamentos, Contagem monitora áreas de risco nas vilas Samag, São Paulo e Sapolândia

Notícias - 22/10/2021, 10:59:07 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Com o objetivo de atualizar a situação das áreas de risco alto e muito alto, conhecer as obras em andamento na região e conversar com os membros dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil – Nupdecs e moradores das comunidades, a Prefeitura de Contagem, por meio do Comitê Gestor de Áreas de Risco – CGAR, visitou nesta quinta-feira (21/10), a área vermelha, onde há maior risco de inundação e de deslizamento de terra, localizada nas vilas Samag, São Paulo e Sapolândia,

As visitas a campo fazem parte do plano de ações preventivas para o período chuvoso, elaborado pelos técnicos do CGAR, que desde o início do ano, trabalham mapeando as áreas e buscando soluções conjuntas para minimizar os riscos hidrológicos e geológicos na cidade.

“As vilas ficam localizadas nas regiões Eldorado, Riacho e Industrial e ficam muito próximas das bacias hidrográficas da região.Como possuem problemas estruturais, de saneamento e drenagem, acontece o refluxo das águas, transbordando rapidamente e invadindo as casas”, explica a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes.

A equipe do comitê conversou com a comunidade da Vila Samag para alertar sobre os riscos de inundação, as formas de prevenção e sobre os projetos de reassentamento que foram encaminhados. Membro do Nupdec e moradora da vila, Flaviana Pereira Silva, falou que a cada ano a situação se agrava. “Precisamos de muito apoio e estamos nessa luta porque ainda temos esperança”, disse.

Os técnicos da Prefeitura ouviram as demandas da comunidade e  também falaram sobre as intervenções que estão sendo realizadas para diminuir o refluxo da água, como limpezas de córregos, bueiros e bocas de lobo, e alertou os moradores sobre a importância de não jogar lixo nas ruas e em lotes vagos.

Na Vila São Paulo, várias casas foram interditadas e muitas famílias estão no Programa Bolsa Moradia. “Como eles estão muito próximos da avenida Tereza Cristina, os Nupdecs daqui são mais conscientes do risco de inundação. Aqui até o trânsito é interditado quando há chuva forte,” disse Sidney Portilho, coordenador da Defesa Civil.

Na Vila Sapolândia, no bairro Industrial, ocorreram inúmeros deslizamentos em 2020 e muitas ruas foram interditadas pela Defesa Civil. Para minimizar o risco foram realizadas obras de contenção de encostas e um muro de arrimo foi construído. Na região também foram realizadas obras de pavimentação e sistema de drenagem. As intervenções contemplam as ruas Manguinhos, Areias, Piatã e Parati.

Nas vilas, os técnicos observaram que há casas interditadas onde os moradores voltaram a residir no local. Nestes casos, o encaminhamento é feito para os Centros de Referência da Assistência Social – Cras e para a Secretaria de Habitação. Há também casas que precisam ser demolidas para evitar invasões e novos moradores.

Participaram da visita a campo, a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes; o coordenador da Defesa Civil, Sidney Portilho; técnicos da Defesa Civil; representantes das secretarias de Governo, Habitação, Obras, Educação, Transcon, Guarda Civil e Regionais.

Mapas de risco geológico e hidrológico

A Defesa Civil de Contagem elaborou novos mapas que demonstram que a cidade possui 127 áreas de risco hidrológico e 96 áreas de risco geológico.  Nos novos mapas, as áreas e os pontos de risco muito alto, risco alto e de risco médio podem ser visualizados, sendo possível localizar suas regiões, as bacias hidrográficas a que pertencem, com a possibilidade de visualizar também por meio de um número, o nome da rua e do bairro em que está localizado cada ponto.

Por meio dele também será possível identificar as escolas municipais de cada área, que poderão ser os pontos de apoio para as ações conjuntas das secretarias em casos de inundação.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Vistoria do Comitê Gestor De Área De Risco - 21/10/2021

Notícias - 22/10/2021, 10:59:07 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC