Outubro Rosa: Prefeitura estimula mulheres ao cuidado com a saúde e promove ações preventivas

Notícia Principal - 01/10/2021, 17:52:12 - Repórter:

Com o lema “Para todas as pessoas existe um Outubro Rosa – Cuide da sua saúde e de quem você ama”, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, organiza uma programação especial para o mês de conscientização da saúde das mulheres e de prevenção ao câncer de mama. 

Em Contagem, segundo dados da Saúde, referentes ao primeiro semestre deste ano, as neoplasias são a segunda causa de mortes de mulheres, sendo o câncer de mama a primeira delas. É de olho na gravidade da doença que a Saúde montou uma programação especial para este mês, sempre lembrando que a prevenção deve ser feita todos os dias.  

Neste mês de outubro, oitos Unidades Básicas de Saúde – UBS, sendo uma de cada distrito sanitário, terão seus horários de funcionamento ampliados, funcionando das 7h às 19h. A ampliação é para viabilizar o atendimento a todas as mulheres.  São elas:  UBS Retiro – Vargem das Flores; UBS Amendoeiras – Nacional;  UBS Amazonas – Industrial;  UBS XV – Eldorado; UBS Centro – Sede; UBS São Joaquim – Ressaca; UBS Riacho –  Riacho;  UBS Duque de Caxias – Petrolândia.  A SMS destaca que estes atendimentos não serão por demanda espontânea. As UBS irão fazer o agendamento. As usuárias podem fazer contato com as unidades e solicitar este agendamento também.

Outra ação será a reserva de 70% das consultas agendadas para o público feminino, bem como 50% dos atendimentos da demanda espontânea. Ainda, será intensificada a vacinação contra  HPV / Meningite / Multivacinação das meninas de 9 aos 14 anos, incluindo os meninos de 11 a 14 anos. 

Nas salas de espera das UBS serão realizadas ações educativas para conscientizar as mulheres da importância da prevenção ao câncer de mama. As mesmas ações serão promovidas também dentro do Movimenta Contagem e do Pratica. 

Respeito à diversidade 

Respeitando a diversidade, a Secretaria Municipal de Saúde está construindo a política de saúde para a população LGBTQIA+ que terá em seu escopo a capacitação das equipes para qualificar o atendimento a essa população. O SUS está preparado para fazer atendimento à saúde integral de toda a população. Todas as mulheres têm direito ao acesso integral, equânime e humanizado e devem ser acolhidas em suas diversidades de orientações sexuais, identidades de gênero, raça/cor, nacionalidade, cultura e religião. 

A Sociedade Brasileira de Mastologia e o Colégio Brasileiro de Radiologia recomendam que pessoas trans adotem uma postura preventiva em relação à doença, ficando em alerta no caso de perceberem a presença de nódulos nos seios. É importante lembrar que o uso de parafina e de óleos naturais para aumentar o volume do órgão costuma camuflar esses pequenos carocinhos, reduzindo as chances de identificação da doença. 

De acordo com as entidades, mulheres trans e travestis com mais de 50 anos que fizeram uso de hormônios por mais de cinco anos devem realizar mamografia a cada dois anos; homens trans que não retiraram as mamas devem realizar mamografia anual a partir dos 40 anos; homens ou mulheres trans que têm história familiar de câncer de mama devem ser avaliados individualmente e realizar exames preventivos conforme orientação médica; homens trans que retiraram completamente a mama não precisam fazer mamografia, mas aqueles em que a retirada foi parcial devem realizar os exames.

Mobilização 

Carros de som vão levar às comunidades mensagens sobre a importância da adoção de bons hábitos para a prevenção a doença e também a necessidade da realização da mamografia para as mulheres entre 50-69 anos com  risco habitual e de 35-50 anos para alto risco, como aquelas que têm histórico com parentes de primeiro  grau (mãe, irmã ou tia) que tiveram câncer de mama ou de ovário como é preconizado pelo Instituto Nacional do Câncer – Inca. 

“O Outubro Rosa segue com o principal objetivo de promover ações de prevenção para o câncer de mama, mas  também é momento oportuno para sensibilizar a sociedade, em especial as mulheres, sobre o cuidado em saúde e qualidade de vida que deve ocorrer todos os dias. É importante entender que este é um mês de chamamento para as mulheres fazerem  o exame de rastreamento pela mamografia. No entanto, é importante lembrar que não é o exame de mamografia que vai prevenir as mulheres de ter câncer de mama, mas as boas práticas de alimentação e saúde”, destaca o secretário de Saúde, Fabrício Simões.  

A Secretaria de Saúde destaca que é importante incorporar à rotina ações que promovam a saúde ao longo da vida e que ajudem na prevenção do aparecimento do câncer de mama. Isso envolve adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e do cigarro, evitar a exposição a agentes cancerígenos, além de amamentar.

Confira abaixo o endereço das UBSs:

Regional Vargem das Flores – UBS Retiro – av. dos Imigrantes, S/Nº – Retiro

Regional Nacional – UBS Amendoeiras – rua Seis, 52 – Carajás 

Regional Industrial – UBS Amazonas–Industrial – rua Marquês do Paraná, 111 – Industrial 

Regional Eldorado – UBS XV – rua das Mangueiras 209 – Eldorado

Regional Sede – UBS Centro – av. Pref. Gil Diniz, 401 – Arcadia 

Regional Ressaca – UBS São Joaquim R. Rubi, 83 – São Joaquim 

Regional UBS Riacho – av. Rio Negro, 95 – Riacho das Pedras

Regional Petrolândia- UBS Duque de Caxias – rua Refinaria Duque de Caxias, 297 – Petrolândia

 

Notícia Principal - 01/10/2021, 17:52:12 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação