Obras no bairro Estâncias Imperiais já impactam positivamente a vida dos moradores

Notícia Principal - 19/11/2021, 12:54:38 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

As obras estruturais realizadas pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, no bairro Estâncias Imperiais, na região Petrolândia, têm avançado a olhos vistos e já trazem mais qualidade de vida à comunidade. Além da requalificação das vias, o local foi iluminado, garantindo mais sensação de segurança para os moradores.

O projeto prevê a urbanização completa das ruas do bairro, com drenagem das águas da chuva, terraplanagem, pavimentação asfáltica, instalação de meio-fio, passeio, sarjeta, além de sinalização adequada e iluminação em LED. Os investimentos garantidos alcançam os R$8,1 milhões, por meio de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento.

As intervenções se encontram na fase final da etapa de drenagem, com a rede lançada nas ruas dos Violinos, das Clarinetas e dos Pianos. Os trabalhos seguem na rua dos Trombones e avenida dos Teclados, como explica o engenheiro coordenador do projeto, Dante Nascimento, que faz também as projeções das obras.

“Estamos concluindo o lançamento da rede de drenagem, são tubulações de 600 milímetros no início (da rua) e 800 milímetros chegando na rua das Clarinetas e fazendo o lançamento na avenida dos Teclados. Este é o processo final de lançamento da drenagem. A partir de agora, nos preparamos para a terraplenagem e futuro asfaltamento”, disse.

Vale frisar que a etapa de drenagem ainda vai contemplar o trecho da avenida dos Teclados até a Estrada Chicó Mendes antes de iniciar a pavimentação da via. “Já foram executados em torno de 45% da obra”, acrescentou Dante.

São sete as ruas do bairro que estão recebendo as melhorias estruturais: dos Violinos; das Clarinetas; dos Pianos; dos Trombones; das Flautas; dos Trompetes e a dos Teclados. Mais de três mil moradores serão diretamente beneficiados pelo projeto.

A prefeita Marília Campos visitou a região nesta semana e ficou satisfeita ao constatar o avanço das obras. “Será outro bairro. É uma obra concreta, com asfalto, passeio, drenagem, sarjeta e iluminação pública com LED. Então, o bairro vai ficar mais claro, mais seguro, e, o principal objetivo é minimizar as inundações em períodos de chuva. Parabéns para a comunidade que tanto lutou por isso”, ressaltou.

Alívio para a população

A comunidade do bairro Estâncias Imperiais teve que lidar com diversos problemas causados pela estrutura precária no local durante anos. Ao presenciarem a rotina de obras da região, o sentimento é de alívio e esperança. 

A proprietária da mercearia Imperial, Edlaura Gonçalves Laurindo, era só sorrisos ao acompanhar as obras. “Tem 15 anos que moro aqui no bairro, sempre convivemos com barro na época de chuva e muita poeira na época do calor. Esta obra representa o fim da poeira, do nosso sofrimento, e as ruas estão mais claras com a iluminação, nos sentimentos mais seguros para ir e vir”, relatou.

Do valor total do investimento, cerca de R$3 milhões já foram usados até a fase atual das intervenções. A previsão da secretaria de obras e serviços urbanos é que o projeto seja concluído até abril de 2022.

 

Obras no bairro Estâncias Imperiais - 17/11/2021

Notícia Principal - 19/11/2021, 12:54:38 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação